Topo

Ceni será denunciado e pode pegar até 3 jogos por chute em Valdivia

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

07/02/2014 17h46

O goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, será julgado por tentar dar um chute no meia Jorge Valdivia na clássico do último domingo, no Pacaembu, vencido pelo Palmeiras por 2 a 0. O procurador Wilson Marchetti, do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), ofereceu uma denúncia com base no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por ato desleal, e Ceni poderá ser punido com até três jogos de suspensão. 

A denúncia será feita na próxima segunda-feira, após análise das imagens do lance, recebidas pelo procurador-geral do TJD Antonio Carlos Meccia na última quarta-feira. O julgamento de Ceni deverá acontecer na outra segunda-feira, próximo dia 17. 
 
“Nós tivemos acesso ao vídeo e a denúncia vai ser feita com base no artigo 250, por ato desleal ou hostil durante a partida. Isso será levado à Comissão Disciplinar de Justiça, para que ela aplique ou não a penalidade”, disse Marchetti. 
 
“A pena é de suspensão de uma a três partidas. É facultado substituí-la por advertência, fica a critério da Comissão”, completa. Rogério Ceni pode pegar de um a três jogos se punido, mas ainda tem a chance de ter a pena revertida em apenas uma advertência. 
 
O chileno Jorge Valdivia não foi denunciado pelo TJD por uma suposta provocação ao goleiro. “Nós entedemos analisando o vídeo que num primeiro momento só o Rogério Ceni deveria ser denunciado”, finaliza Marchetti. 
 
No lance, Valdivia comemorou o primeiro gol do Palmeiras – de autoria do chileno – de forma inusitada. Começou a correr para a arquibancada, deu meia volta, passou à frente de Ceni e desferiu um soco no ar próximo ao goleiro. Ceni, então, tentou chutá-lo com a perna esquerda, não conseguiu atingir e empurrou o atacante Alan Kardec.