Topo

Ceni marca, mas atacante que nunca fez gol pelo SP dá vitória à Ponte

Alemão marcou segundo gol da Ponte Preta neste domingo - MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Alemão marcou segundo gol da Ponte Preta neste domingo Imagem: MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

09/02/2014 18h58

Ele passou quase um ano no São Paulo. Contratado para fazer gols após o Paulistão de 2013, Silvinho não conseguiu balançar as redes em nenhum momento pelo clube do Morumbi. Deixou o clube neste início de 2014, para finalmente cruzar a história são-paulina. Desta vez vestindo a camisa da Ponte Preta, Silvinho definiu a vitória do time da casa no Moisés Lucarelli, por 2 a 1, no Paulistão: um gol e uma assistência que superaram o gol marcado por Rogério Ceni.

Silvinho não teve muitas chances no São Paulo. O técnico que mais o utilizou foi Ney Franco, que durou apenas até a metade do ano. Depois, com Paulo Autuori e Muricy Ramalho, perdeu espaço. A falta de gols incomodou o atacante no Morumbi. No início do ano, a proposta da Ponte Preta fez a diretoria tricolor preferir acreditar nas apostas da base, como Ewandro e Gabriel Boschilia.

O gol de Silvinho ainda teve contribuição são-paulina. A jogada da Ponte Preta, do técnico Vadão, começou com erro de Ademilson, no setor ofensivo do São Paulo. Em cruzamento do time da casa pela direita, Rodrigo Caio tirou mal, para o meio da área, e Silvinho dominou. O lateral direito Douglas, escalado no lugar de Luis Ricardo, tentou o desarme pelo lado errado, tomou o drible e viu o ex-companheiro marcar ao chutar no canto, sem chances para Ceni.

Rogério Ceni que marcaria o gol são-paulino após pênalti sofrido pelo uruguaio Alvaro Pereira. A cobrança foi incomum: Ceni esperou o goleiro Roberto pular em um dos cantos e bateu no meio do gol, baixo, sem muita força – algo que ele não costuma fazer. Gol de pênalti, após um ano em que ele sofreu com os erros em cobranças.

Coletivamente, o São Paulo foi melhor. Principalmente no primeiro tempo, dominado por completo pelo time de Muricy Ramalho apesar do gol sofrido nos acréscimos da etapa inicial. O São Paulo perdeu para si mesmo, por falhas decisivas no setor ofensivo e chances não aproveitadas pelo ataque. Se Rodrigo Caio e Douglas falharam no primeiro gol sofrido, Osvaldo, Ademilson e o estreante Dorlan Pabon não aproveitaram as chances que tiveram. Outro que jogou pela primeira vez com a camisa tricolor, o volante Souza teve atuação discreta.

A outra falha defensiva do São Paulo resultou no desempate da Ponte Preta. Silvinho, novamente, cobrou falta e encontrou o companheiro de ataque Alemão no meio da área, livre de marcação, para cabecear para as redes. O lateral direito Luis Ricardo, que entrara no lugar de Douglas, não marcou o autor do gol e permitiu a liberdade para cabecear.

O São Paulo segue na disputa pela ponta do Grupo A do Paulistão apesar da derrota em Campinas, mas vê o Penapolense se aproximar. A equipe de Muricy Ramalho agora tem a semana livre e só voltará a jogar no próximo sábado, contra a Portuguesa. A Ponte Preta chega a 12 pontos e fica mais próxima da disputa pela ponta do Grupo C, que tem o Santos com 16 pontos e um jogo a disputar na terça-feira, contra o Ituano.

FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 2 X 1 SÃO PAULO

Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 9 de fevereiro de 2014, domingo
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Prieto Alfieri
Assistentes: Fábio Rogério Baesteiro e Risser Jarussi Corrêa

Cartões amarelos: Tchô (Ponte Preta) / Souza, Rodrigo Caio e Alvaro Pereira (São Paulo)
Gols: Silvinho e Alemão (Ponte Preta) / Rogério Ceni (São Paulo)

PONTE PRETA: Roberto, Ferrugem, Cesar, Diego Sacoman e Magal; Alef, Fernando Bob e Tchô (Matheus Olavo); Ademir (Rossi), Alemão (Júnior) e Silvinho. Técnico: Vadão

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Douglas (Luis Ricardo), Rodrigo Caio, Antonio Carlos e Alvaro Pereira; Souza (Ewandro), Wellington e Paulo Henrique Ganso; Ademilson, Dorlan Pabon e Osvaldo (Lucas Evangelista). Técnico: Muricy Ramalho