Topo

Kardec desperdiça pênalti, Palmeiras só empata e perde 100% no Paulistão

Do UOL, em São Paulo

09/02/2014 18h55

Derrotado até os 34min do segundo tempo, o Palmeiras perdeu neste domingo a chance de seguir 100% no Campeonato Paulista. Alan Kardec teve a chance de virar o jogo no Pacaembu, mas desperdiçou cobrança de pênalti no final e, desta forma, o time alviverde apenas empatou em 1 a 1 com o Audax-SP, em duelo válido pela sétima rodada do Paulistão. O paraguaio Mendieta foi o autor do único gol da equipe comandada por Gilson Kleina.

Mas apesar de perder os 100% de aproveitamento, o Palmeiras segue como único invicto na competição estadual ao lado do Santos, que enfrenta o Comercial na terça-feira. Fora isso, segue com folga na liderança do grupo D, agora com 19 pontos, a seis do vice-líder. O Audax-SP, por sua vez, segue na terceira colocação do grupo B, agora com nove pontos.

Como já era esperado, o Audax não se intimidou diante do Palmeiras. Desde o apito inicial, manteve a sua principal característica: posse de bola, sem ligação direta. Mas ciente do estilo de jogo do rival, Kleina armou o Palmeiras para marcar pressão na frente, o que proporcionou alguns erros defensivos do Audax e, consequentemente, diversas chances de gol alviverde.

O Palmeiras, porém, não soube aproveitar. Leandro teve boas chances, enquanto William Matheus também teve uma oportunidade de marcar. O Audax, por sua vez, conseguiu apenas alguns chutes de longe, defendidos sem muita dificuldade por Fernando Prass. “Nosso time está correndo. Tive oportunidades, mas não fui feliz”, disse Leandro na saída para o intervalo.

Na etapa final, o Palmeiras não voltou com o mesmo ímpeto ofensivo. E o Audax aproveitou: depois de duas boas chances em chutes de fora da área, o time visitante não vacilou quando a bola sobrou dentro da área. Após cobrança de lateral pela esquerda e cruzamento que passou por toda área, Denílson recebeu sozinho e encheu o pé, sem a menor chance para Prass. 1 a 0.

E engana-se quem acha que o Palmeiras pressionou o Audax após sofrer o gol. Bastante frio, o time visitante continuava com seu estilo de toque de bola e, com os contra-ataques, passou a assustar bem mais que a equipe de Gilson Kleina, mesmo já à frente no placar. A torcida alviverde chegou até a demonstrar certa irritação com o toque de bola do Audax.

Aos 31min, Mendieta – que havia entrado no lugar de Wesley – carimbou a trave em cobrança de falta colada à linha da grande área. Mas logo depois, o paraguaio acertou um belo chute da entrada da área – após rebote em cobrança de falta – e deixou tudo igual no Pacaembu, aos 33min.

Quatro minutos depois, em pênalti sofrido por Marquinhos Gabriel, Alan Kardec teve a chance de virar a partida, mas Felipe Alves defendeu (duas vezes, também no rebote) e garantiu o empate para o Audax.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 x 1 AUDAX
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Assistentes: Bruno Salgado Rizo e Vitor Carmona Metestaine
Cartões amarelos: Caion, Carlos Magno (Audax); Wellington (Palmeiras)
Gols: Denílson, aos 7min, e Mendieta, aos 33min do segundo tempo

Palmeiras: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Wellington e William Matheus; Marcelo Oliveira, Wesley (Mendieta) e Valdivia; Mazinho (Marquinhos Gabriel), Leandro (Diogo) e Alan Kardec. Técnico: Gilson Kleina.

Audax: Felipe Alves; Nenê Bonilha (Carlos Magno), João Paulo e Francis; Velicka, Tche Tche (Marquinho), Camacho e André Castro; Denílson, Caion (Thiago Silvy) e Rafinha. Técnico: Fernando Diniz