Topo

Corintiano Romarinho confirma fama, mas Kardec salva invencibilidade do Palmeiras

Maurício Duarte

Do UOL, em São Paulo

16/02/2014 17h56

O Palmeiras manteve a invencibilidade na temporada na tarde deste domingo, no Pacaembu, ao empatar em 1 a 1 com o Corinthians, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. Desta forma, o alvinegro segue sem vencer há seis partidas e mantém a tensão com sua torcida. Enquanto isso, o Palmeiras confirma a boa fase, especialmente o atacante Alan Kardec, autor do gol do empate. Sonhando com a seleção brasileira, seu gol pode contar pontos com Felipão, que já o vinha observando.

O gol do Corinthians foi marcado pelo atacante Romarinho, que  fez cinco gols em quatro partidas contra o Palmeiras desde que chegou ao time do Parque São Jorge. Jamais passou em branco contra o maior rival. Neste domingo, teve ao menos três chances claras de marcar. Desperdiçou as duas primeiras e anotou na terceira e última. Mas não foi suficiente para fazer seu time voltar a vencer.
 
O empate deixa o Corinthians de Mano Menezes ainda na berlinda após dias conturbados de insatisfação de torcedores, que chegaram até a invadir o CT. No Palmeiras, o treinador Gilson Kleina continua em alta e com uma gordura a mais para queimar, graças a boa campanha na competição.
 
O Palmeiras segue líder isolado do Grupo D, com 20 pontos, e na próxima rodada enfrenta o Ituano. O Corinthians, por sua vez, vai a oito pontos e ainda fica na quinta colocação do Grupo B. Na próxima rodada, encara o Oeste, fora de casa.
 
O primeiro tempo foi bastante movimentado. No entanto, a correria não foi acompanhada pela criação. Jadson, pelo lado do Corinthians, e Valdivia, pelo lado do Palmeiras, sofriam com a forte marcação e não tiveram muitos lances inspirados. Dessa forma, as chances das duas equipes aconteceram ou de aproximação dos volantes ou de bate e rebate.
 
A primeira grande chance ocorreu aos 22min, quando Guerrero desperdiçou grande chance na cara do goleiro Fernando Prass. O Palmeiras respondeu com Mazinho apenas três minutos depois. O meia bateu cruzado e Cássio fez boa defesa. O time alviverde ainda teve mais duas boas oportunidades com Alan Kardec e Leandro, enquanto o alvinegro desperdiçou com Romarinho.
 
O Corinthians começou a etapa complementar assustando. Logo nos primeiros dois minutos, teve uma boa chance em chute de Jadson e o volante Guilherme acertou uma bola no travessão de Fernando Prass. Logo em seguida, o Palmeiras chegou bem em contra-ataque, mas Leandro chutou por cima do gol de Cássio.
 
Com Jadson bastante inspirado na segunda etapa, o Corinthians ganhou volume de jogo e só não abriu o placar porque o goleiro Fernando Prass fez duas defesas espetaculares. Primeiro, cara a cara com Romarinho. Depois, salvou com o pé um chute do peruano Guerreiro dentro da pequena área. No entanto, o Palmeiras não resistiu muito mais tempo e o golpe veio dos pés de Romarinho, carrasco alviverde. Aos 15min, o atacante recebeu cruzamento de Fagner e só completou para o fundo do gol.
 
Depois do gol, o Corinthians recuou um pouco e passou a marcar o Palmeiras em seu campo de defesa. O time alviverde partiu para o ataque e chegou a ter boas chances, a principal dela com Marquinhos Gabriel, mas não conseguia superar o bloqueio alvinegro. Até que, aos 37min, Diogo cruzou e o artilheiro Alan Kardec apareceu para empatar de cabeça, dando números finais ao clássico.
 

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 1 PALMEIRAS
Local:
 Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 16 de fevereiro de 2014, sábado
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus(SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse(ambos de SP)
Cartões amarelos: Lúcio, Leandro e Valdívia (Palmeiras). Guilherme e Jadson (Corinthians)
Público: 22.222 pagantes
Renda: R$ 668.660,50

Gols: Romarinho (Corinthians), aos 15 min. do 2° tempo; Alan Kardec (Palmeiras), aos 37 min. do 2° tempo.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Felipe e Uendel; Ralf, Guilherme, Bruno Henrique (Ramírez) e Jadson (Renato Augusto); Romarinho (Jocinei) e Guerrero.
Técnico: Mano Menezes

PALMEIRAS: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Wellington(Diogo) e Juninho; Marcelo Oliveira, Wesley, Mazinho (Marquinhos Gabriel) e Valdívia; Leandro (Mendieta) e Alan Kardec.
Técnico: Gilson Kleina