Topo

Jadson marca e faz Corinthians quebrar jejum de 6 jogos sem vitória

Do UOL, em São Paulo

19/02/2014 23h55

Duas semanas depois de saber que ele deixaria o clube, o corintiano não poderia sentir menos falta de Pato. Depois que o atacante saiu, o time do Parque São Jorge não perdeu mais e, mais que isso, dá sinais de crescimento nos pés do substituto do atacante. Nesta quarta, com um golaço de Jadson, os comandados de Mano Menezes bateram o Oeste por 2 a 1, de virada, e conquistaram a primeira vitória após seis jogos de jejum.

O resultado deixa o Corinthians com 11 pontos no Grupo B, empatada na última colocação com o XV de Piracicaba, o que dá a medida do caminho que ainda precisa ser percorrido. O Oeste, por sua vez, segue com cinco pontos, ameaçado pelo rebaixamento à segunda divisão estadual.

Esse medo, até esta quarta, rondava os corintianos mais pessimistas. O time que começou o ano com duas vitórias entrou em uma crise profunda, foi goleado, sofreu uma invasão violenta e iniciou uma reformulação do elenco às pressas. Pato foi a peça mais importante a deixar o grupo.

O atacante foi negociado há duas semanas, enquanto o Corinthians perdia para o Bragantino por 2 a 0, no Pacaembu. Depois disso, coincidência ou não, veio uma leve reação. Contra o Mogi, fora, empate por 1 a 1. No último domingo, já com Jadson em campo, nova igualdade, dessa vez contra o Palmeiras, jogando melhor em quase toda a partida.

O novo camisa 10 deu nova dinâmica ao time, se aproximando dos dois atacantes, acionando rapidamente os laterais e arriscando mais. Contra o Oeste foi esse o roteiro, mas não começou assim.

Aos 2 minutos, o torcedor teve a sensação de dejá-vu quando um ataque pela direita do time do interior foi mal cortado por Ralf. Felipe, pior ainda, chutou para o meio da área, deixando Lelê livre para abrir o placar. Foi só mais uma falha na conta do zagueiro, alvo da torcida, que pede Cleber como nova dupla de Gil.

O Corinthians demorou a reagir, e o fez com Jadson. Aos 27 minutos, ele clareou a jogada com um passe simples, mas colocou Romarinho em condição de dar um belo chute de fora da área, sem chances para Fernando Leal.

Aos 42 minutos, foi a vez dele mesmo marcar, também de longe, seu primeiro pelo novo clube - curiosamente, contra o mesmo rival que inaugurou a enxuta lista de gols de Pato com a camisa alvinegra. Só que antes de comemorar os três pontos, a equipe ainda daria mais sustos na torcida.

Ao longo do segundo tempo, a equipe de Mano Menezes foi perdendo ritmo à medida que seus jogadores ficavam mais cansados. O Oeste cresceu, passou a assustar e só não fez o empate porque Felipe cortou um toque por cobertura de Sassá, que já tinha passado por Cássio.

Dessa vez, porém, o Corinthians resistiu e segurou o 2 a 1. Agora, o clube do Parque São Jorge volta para São Paulo, onde enfrenta o Rio Claro no próximo sábado. O Oeste, por sua vez, visita o Audax.

OESTE X CORINTHIANS
Data: 19/02/2014
Local: Estádio Teixeirão, em São José do Rio Preto (SP)
Árbitro: Luiz Vanderlei Martinucho
Assistentes: Mauro André de Freitas e Alberto Poletto Masseira
Cartões amarelos: Fernandinho e Lelê (Oeste); Uendel (Corinthians)
Gols: Lelê, aos 2min, Romarinho, aos 27min, e Jadson, aos 42 min do primeiro tempo

OESTE:
Fernando Leal; Arnaldo, Dezinho, Ligger e Fernandinho; João Denoni, Adriano, Wagninho e Piauí; Lelê e Jhelmy.
Técnico: Sergio Guedes.

CORINTHIANS:
Cássio, Fagner, Gil, Felipe e Uendel; Ralf, Bruno Henrique, Danilo e Jadson; Romarinho (Paulinho) e Guerrero
Técnico: Mano Menezes