Topo

Sonhando com seleção, Kardec faz gol, é expulso e dá vitória ao Palmeiras

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

19/02/2014 23h53

O atacante Alan Kardec voltou a brilhar nesta quarta-feira, ao fazer o gol da vitória do Palmeiras por 1 a 0 em cima do Ituano, pela nona rodada do Campeonato Paulista. O artilheiro, que sonha com uma convocação de Luiz Felipe Scolari para a seleção brasileira, já havia marcado o gol de empate diante do Corinthians no último domingo. No fim do jogo, ele ainda foi expulso, ao se envolver em uma confusão com um rival.

O Palmeiras promoveu também a tão aguardada estreia do meia Bruno César. O jogador entrou aos 25min do segundo tempo, no lugar do volante Josimar, outro estreante, e teve uma boa atuação. Ainda se adaptando em seu retorno ao futebol brasileiro, buscou o jogo no tempo em que esteve em campo e levou perigo ao adversário.

Na próxima rodada, o Palmeiras, que ocupa a primeira colocação do Grupo D, com 22 pontos,  enfrenta o Botafogo de Ribeirão Preto no próximo domingo, fora de casa. Já o Ituano, com 15 pontos, na 2ª colocação do Grupo B, pega o Mogi Mirim, no sábado, também como visitante.

O primeiro tempo foi fraco tecnicamente. Sentindo muita falta de Valdivia e Wesley, o meio de campo do Palmeiras pouco criou. Desta forma, tanto Diogo quanto Alan Kardec ficaram bastante isolados na frente. Por isso, as melhores chances acabaram sendo em chutes de fora da área de Mazinho ou em bolas cruzadas no alto para Kardec.

O Ituano, com uma proposta de se defender e sair rápido no contra-ataque, foi quem teve a oportunidade mais clara de abrir o placar. Aos 37min, o zagueiro Lúcio falhou dentro da área e Cristian chutou forte. O goleiro Fernando Prass fez uma excelente defesa, cara a cara com o atleta do Ituano, e salvou o Palmeiras.

A equipe da casa voltou mais inspirada no segundo tempo. Logo de cara, duas oportunidades desperdiçadas. Primeiro, Alan Kardec deixou Juninho na cara do gol, mas ele chutou em cima do goleiro, que colocou para escanteio. Após a cobrança, Lúcio chutou para outra boa defesa do arqueiro do Ituano, Vagner.


Por mais duas vezes o Palmeiras esteve perto de abrir o placar. Primeiro aos 19min, em chute cruzado de Juninho. Depois, aos 22min com Lúcio, após uma jogada ensaiada de falta. Nos dois lances, o goleiro Vagner apareceu bem. O lateral Wendel também teve boa chance de marcar, mas chutou para fora.

Finalmente aos 43min, a estrela de Kardec apareceu, ao receber cruzamento de Juninho e dar a vitória ao time alviverde. Logo depois, foi expulso ao se envolver em uma confusão com Jackson Caucaia, que também levou vermelho.

PALMEIRAS 1 X 0 ITUANO

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 19/02/2014
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Cartões Amarelos: Josa, Dick (Ituano) e França (Palmeiras)
Cartão Vermelho: Alan Kardec (Palmeiras) e Dener e Jackson Caucaia (Ituano)
Gol: Alan Kardec, aos 43 minutos do segundo tempo, para o Palmeiras
PALMEIRAS: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira e Juninho; França (Eguren), Josimar (Bruno César), Mendieta e Mazinho (Marquinhos Gabriel); Diogo e Alan Kardec. Técnico: Gilson Kleina
ITUANO: Vagner; Dick, Alemão, Anderson Salles e Dener; Josa, Paulinho (Gercimar), Jackson Caucaia, Esquerdinha e Cristian (Jean Carlos); Rafael Silva (Túlio Renan). Técnico: Doriva