Topo

Damião quebra jejum, mas Santos recorre a Cícero para vencer o jogo no final

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

20/02/2014 21h22

A vitória apertada do Santos contra o lanterna Atlético Sorocaba por 2 a 1 nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, pela nona rodada do Campeonato Paulista, teve um atrativo especial para o torcedor que compareceu ao alçapão santista – o fim do jejum de gols do atacante Leandro Damião. O camisa 9 balançou as redes no segundo tempo e quebrou uma série de seis jogos (três pelo Internacional e três pela equipe santista), mais precisamente 594 minutos, sem marcar um gol.

No entanto, o Santos teve que recorrer a Cícero mais uma vez para não tropeçar em casa. O volante marcou de cabeça no último minuto de jogo e fez seu quarto gol na temporada. O camisa 8 assumiu a artilharia do time ao lado de Gabriel Barbosa. Em 2013, ele já foi o goleador máximo do Santos, com 24 gols.

Damião e o grupo de jogadores do Santos já estavam incomodados com a pressão em torno da falta de gols do centroavante. Nesta semana, Thiago Ribeiro chegou a dizer que o gol do companheiro ajudaria a tirar o estresse do elenco, enquanto o técnico Oswaldo de Oliveira viu o alto investimento do clube para contratá-lo, R$ 42 milhões, influenciar no desempenho do atleta em campo.

Diferente de outros jogos em que não balançou as redes, mas ajudou com assistências e até na marcação ao adversário, Damião não fazia uma boa partida tecnicamente. O camisa 9 se movimentava pouco e quando saia da área não era eficiente nas jogadas. No entanto, o centroavante mostrou o faro de gol que o consagrou com a camisa do Inter ao marcar seu primeiro gol pelo Santos.

Após cruzamento de Cicinho no primeiro minuto do segundo tempo, Geuvânio tentou finalizar, mas chutou mascado e a bola sobrou para Leandro Damião, que na pequena área, marcou de cabeça o gol do Santos.

A festa de Damião, que foi bastante abraçado pelos companheiros após quebrar o jejum, quase foi estragada pelo frágil adversário, pois o Santos cedeu o empate e quase sofreu a virada no segundo tempo. Danilo Alves empatou o jogo aos 25 minutos da etapa final. Dois minutos depois, o Atlético Sorocaba perdeu uma grande oportunidade. Ivan driblou Aranha e finalizou na rede do lado de fora.

Com a vitória contra o Atlético Sorocaba, o Santos mantém a liderança do Grupo C do Paulista, com 22 pontos ganhos. Na próxima rodada, o alvinegro praiano encara o clássico contra o São Paulo, domingo, no Morumbi. O técnico Oswaldo de Oliveira terá dois treinos, na tarde de sexta-feira e na manhã de sábado, antes do confronto.

A goleada esperada pelos torcedores não ocorreu. Como o Atlético Sorocaba, lanterna do Grupo A, com apenas cinco pontos, sofreu 17 gols em oito jogos, média de dois gols por partida, e o Santos aplicou duas goleadas por 5 a 1 na Vila Belmiro – diante de Corinthians e Botafogo-SP, a torcida santista tinha motivos de sobrar para acreditar em uma noite de muitos gols.

O Santos não impôs um ritmo frenético para cima do Atlético Sorocaba, um dos lanternas da competição. No entanto, a equipe santista teve boas oportunidades de gol, principalmente em cruzamentos na área. A primeira delas surgiu com o zagueiro Jubal, que cabeceou para o chão e obrigou o goleiro Deola a fazer uma grande defesa.

Leandrinho também assustou em chute de fora da área, mas foi Thiago Ribeiro que desperdiçou o “gol mais feito” do jogo. Após tabela com Geuvânio, o camisa 11 ficou na frente do goleiro, sem marcação, mas finalizou rasteiro para fora.

Cícero ainda teve duas boas oportunidades de cabeça. Na primeira, aos 35 minutos, ele parou em uma linda defesa de Deola, que espalmou para escanteio. Oito minutos depois, o volante cabeceou novamente para boa defesa do ex-goleiro do Palmeiras.

No segundo tempo, o Santos melhorou ofensivamente com a alteração feita por Oswaldo de Oliveira no intervalo. O treinador sacou Leandrinho para a entrada de Gabriel Barbosa, o Gabigol, e deixou a equipe mais ofensiva. Além do gol de Damião no primeiro minuto, o time da Vila Belmiro teve outras oportunidades, inclusive, com a participação de Gabriel.

No entanto, em uma falha da defesa, Danilo Alves invadiu a área, driblou o marcador e chutou para o gol, a bola desviou na defesa e encobriu o goleiro Aranha antes de balançar das redes. O time do Interior quase virou o jogo dois minutos depois. Ivan driblou Aranha e chutou pela rede do lado de fora. Além de não "matar o jogo", o Sorocaba sofreu o segundo gol do Santos no último minuto de jogo. Cícero, de cabeça, marcou seu quarto gol na temporada.

FICHA TÉCNICA: SANTOS 2 X 1 ATLÉTICO SOROCABA

Estádio: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data/hora: 20/2/2014 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho
Auxiliares: João Edilson de Andrade e Maiza Teles Paiva

Cartões amarelos: Thiago Ribeiro, Jubal e Rildo (SAN); Danilo Alves (ATS)

Gols: Leandro Damião, 1º minuto do segundo tempo; Danilo Alves, 25 minutos do segundo tempo; Cícero aos 46 minutos do segundo tempo.

Santos: Aranha, Cicinho, Neto, Jubal e Mena; Arouca, Leandrinho (Gabriel) e Cícero; Thiago Ribeiro, Geuvânio (Rildo) e Leandro Damião (Stéfano Yuri).
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Atlético Sorocaba: Deola, Ivan, Danilo Santos, Thiago e Matheus; João Paulo, Fernando, Douglas Packer (Boquita) e Marcinho (Anderson); Danilo Alves (Ewerthon) e Michel.
Técnico: Roberto Cavalo.