Topo

Erros defensivos fazem São Paulo só empatar e manter calvário fora de casa

Luis Fabiano foi um dos melhores do São Paulo: não foi o suficiente para vencer no ABC - Mauro Horita/AGIF
Luis Fabiano foi um dos melhores do São Paulo: não foi o suficiente para vencer no ABC Imagem: Mauro Horita/AGIF

Do UOL, em São Paulo

20/02/2014 22h49

Impressionou mais do que qualquer atuação individual a desorganização defensiva do São Paulo no empate por 1 a 1 com o São Bernardo, na noite desta quinta-feira, no estádio 1º de Maio. Mudado para tentar a primeira vitória fora de casa no Paulistão, o time de Muricy Ramalho fracassou: marcou um gol com ajuda do adversário e tomou o gol de empate em falha geral. O resultado acirra a disputa pela classificação no Grupo A, e faz com que o São Paulo tenha o dever de somar mais pontos nos últimos seis jogos da primeira fase.

Muricy tirou Luis Ricardo, Rodrigo Caio e Ademilson no time. Começou a partida com Paulo Miranda na lateral direita – fez seu 100º jogo pelo clube – Roger Carvalho na zaga e o jovem Ewandro, de 17 anos, no ataque. Os dois primeiros erraram muito. O garoto jogou bem, mas perdeu a chance mais clara do jogo e pediu substituição no intervalo, por lesão.  Antes do início da partida o técnico explicou as mudanças: tentar dar mais equilíbrio a um time que até então só saia para jogar pelas laterais.

Não deu certo. O destaque do São Paulo na primeira etapa foi o camisa 9 Luis Fabiano, muito mais participativo do que no fim do ano passado. Saiu da área, procurou jogo e conseguiu criar boas jogadas. Deu dois excelentes passes para Ewandro. No primeiro, o jovem dominou mal. No segundo, ele avançou frente ao goleiro e chutou muito mal.

O São Paulo mais uma vez sentiu falta do bom futebol de Paulo Henrique Ganso. O meia tem jogado o futebol do primeiro semestre de 2013, quando ainda não era titular – agora, porém, não tem Jadson para quem poderia ceder a vaga. Na ponta direita, o colombiano Dorlan Pabon mostrou muito empenho na recomposição defensiva, mas abusou dos erros de passes e não contribuiu para a criação.

O gol são-paulino, do uruguaio Alvaro Pereira, contou com ajuda do adversário. Pereira cobrou falta de longa distância, em direção ao meio da área, com a intenção de encontrar um companheiro, mas viu a bola tocar em Edson, do São Bernardo, e entrar no gol.

Maicon e Souza fizeram com que o meio de campo perdesse a pegada, apesar de darem mais qualidade à saída de bola. Isso, no entanto, custou caro. O time da casa avançou fácil quando teve a posse de bola e encontrou ainda mais facilidade ao chegar à faixa defensiva do São Paulo. Paulo Miranda fez partida ruim, e Roger Carvalho ainda pior. O gol de Marino aconteceu após jogada do ponta Gil para cima de Roger Carvalho. O adversário colocou a bola na frente e arrancou, fazendo com que o zagueiro são-paulino ficasse para trás. Ao cruzar para a área, Marino entrou sem marcação, frente a Paulo Miranda, Antonio Carlos e Alvaro Pereira, que não marcavam ninguém, além de Maicon e Souza, que não acompanharam a jogada. Gol no qual Rogério Ceni só teve a olhar.

Quem também mostrou bom desempenho foi o meia Bady, do São Bernardo. Apareceu até mais do que Paulo Henrique Ganso. Cobrou faltas com perigo e deu bons passes. Em uma das bolas paradas, acertou a trave esquerda de Rogério Ceni.

Na segunda etapa, Luis Fabiano recebeu bolas dentro da área e não conseguiu definir. Osvaldo, que entrara no intervalo, pouco apareceu. A saída de Ewandro fez com que o time de Muricy perdesse volume ofensivo – explica-se pela facilidade do garoto em fugir da marcação, o que ajudou a criar oportunidades. Nos minutos finais Paulo Henrique Ganso teve a chance de dar a vitória ao São Paulo, em chute de fora da área, mas a finalização passou rente à trave.

O empate deixa o São Paulo com apenas 14 pontos, na segunda posição do Grupo A do Paulistão, e faz com que o Penapolense se distancie na liderança, com 18 pontos. O Linense, terceiro do grupo, tem 10 pontos. Até agora o São Paulo fez quatro jogos fora de casa, e este foi o primeiro no qual somou ponto. Antes, três derrotas. No Morumbi, o time venceu quatro vezes e empatou uma. 

FICHA TÉCNICA
SÃO BERNARDO 1 X 1 SÃO PAULO

Local: Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo (SP)
Data: 20 de fevereiro de 2014, quinta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Alessandro Darcie
Assistentes: Anderson José de Coelho e Leandro Matos Feitosa

Cartões amarelos: Paulo Miranda, Antonio Carlos e Luis Fabiano (São Paulo)
Gols: Alvaro Pereira (São Paulo) / Marino (São Bernardo)

SÃO BERNARDO: Wilson Júnior, Rafael Cruz, Luciano Castán, Fernando Lombardi e Eduardo; Dudu Lima (Diogo Acosta), Marino, Edson Felipe (Daniel Pereira) e Bady (Jean Carlos); Careca e Gil. Técnico: Edson Boaro

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Roger Carvalho, Antônio Carlos e Alvaro Pereira; Souza e Maicon;  Pabon, Ganso e Ewandro (Osvaldo); Luis Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho