Topo

Novato brilha, Corinthians vence Comercial e agora seca rivais no Carnaval

Do UOL, em São Paulo

26/02/2014 23h54

O Corinthians teve trabalho diante da retranca do Comercial, mas contou com o brilho do novato Luciano para chegar à terceira vitória consecutiva no Campeonato Paulista. Com dois gols, o atacante recém-contratado substituiu Guerrero à altura e ajudou a garantir o 3 a 0 para a sua equipe. De volta à briga por uma vaga na próxima fase, o clube do Parque São Jorge pode agora passar o Carnaval só de olho nos rivais diretos.

Com o triunfo no Pacaembu, o Corinthians chega a 17 pontos e assume a terceira colocação, ultrapassando o Audax. O time de Osasco entrará em campo na próxima sexta, assim como o Ituano – o Botafogo-SP joga no sábado. Sem compromissos no fim de semana, o time de Mano Menezes tem de torcer contra os adversários para melhorar suas chances de avançar ao mata-mata do Estadual.

Se dependesse só de suas forças, o torcedor alvinegro poderia se animar. O Corinthians manteve o padrão que apresentou nas últimas rodadas, com a diferença é que desta vez Jadson não teve tanto espaço, bem marcado que foi pelo time de Vagner Benazzi. Sorte do torcedor alvinegro que Romarinho conseguiu aparecer.

O atacante, artilheiro do Corinthians na temporada, participou bastante do jogo e abusou dos dribles para tentar furar a barreira do Comercial, que parou Romarinho –e quase todo o time rival – com faltas. Em uma delas, Guerrero levou a pior.

O choque com um zagueiro deixou o peruano com dores no joelho esquerdo, e o médico do Corinthians já indicou que a lesão pode ser grave. Guerrero não vinha bem, é verdade, mas ainda é a única opção de Mano Menezes para a função de centroavante, e forçou o comandante a improvisar.

Só que a fase do camisa 9 é tão ruim que, se ele não marca desde a segunda rodada, seu substituto o fez em 1min30. Contratado há uma semana do Avaí, Luciano entrou, viu um espaço dentro da área, antecipou o zagueiro e completou para o gol um cruzamento rasteiro de Uendel.

Era a folga que o Corinthians precisava no jogo. O Comercial, dono da quarta pior campanha do Estadual, entrou em campo preocupado com sua defesa e manteve-se firme em seu plano de jogo durante os 90 minutos, dando bastante trabalho aos donos da casa.

O Corinthians não teve criatividade suficiente para fazer o Comercial se abrir. Pelo contrário. Perigosa, a equipe de Ribeirão Preto  deu chutes de longe, alçou bolas na área e quase marcou quando Cássio vacilou em uma saída de gol.

Do outro lado, Romarinho continuava a ser a válvula de escape, enquanto Luciano dava mais opções aos volantes. Foi ele quem, aos 44 minutos, ampliou o marcador. Em um lance isolado, o novato cortou um zagueiro de fora da área e bateu no canto do goleiro rival, com muita categoria, para definir o marcador. 

Minutos depois, foi Gil quem brilhou. No último lance antes do apito final, ele completou um escanteio de cabeça, fez 3 a 0 e pôde comemorar o primeiro gol com a camisa do clube alvinegro. 

O Corinthians agora só volta a jogar contra o Linense, daqui a sete dias, e terá parte do fim de semana de folia de folga. O Comercial, por sua vez, receberá o Ituano em Ribeirão Preto, também na próxima quarta.

FICHA TÉCNICA
Data:
26/02/2014
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: José Cláudio Rocha Filho
Assistentes: Marco Antônio Gonzaga da Silva e Fábio Rogério Baesteiro
Cartões amarelos: William Simões, Levi e Mateus (Comercial)
Gol: Luciano, aos 42 minutos do primeiro tempo e aos 44 minutos do segundo tempo; Gil, aos 48 minutos do segundo tempo

CORINTHIANS
Cássio, Fagner, Gil, Cléber e Uendel; Ralf, Guilherme, Bruno Henrique e Jadson (Paulinho); Romarinho (Danilo) e Guerrero (Luciano)
Técnico: Mano Menezes

COMERCIAL
Marcelo Henrique, Marcos Pimentel (Cassiano Bodini), Edimar, Luiz Eduardo e William Simões (Ralph); Xaves, Levi (João Henrique), Patrick e Mateus; Clebinho e Edson
Técnico: Vagner Benazzi