Topo

Ganso sai do banco, muda jogo, e São Paulo encerra jejum de vitórias

Luis Ricardo comemora gol de empate - primeiro dele pelo São Paulo - RODRIGO VILLALBA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Luis Ricardo comemora gol de empate - primeiro dele pelo São Paulo Imagem: RODRIGO VILLALBA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

26/02/2014 23h49

Paulo Henrique Ganso ficou no banco pelo segundo jogo seguido, mas deve ter convencido o técnico Muricy Ramalho a fazer nova mudança no time para a próxima partida: o meia entrou no segundo tempo do confronto contra o XV de Piracicaba, nesta quarta-feira, pelo Paulistão, mudou o jogo e fez com que a equipe visitante no Barão de Serra Negra virasse o jogo: 3 a 1 para o São Paulo. O resultado encerra também a série negativa do São Paulo, que durou quatro jogos. Pabon fechou o placar em cobrança de pênalti, nos minutos finais.

O São Paulo mal rolou a bola e o time da casa marcou. Falha da zaga, que viu o uruguaio Alvaro Pereira esquecer a marcação ao rápido Cafu, que abriu o placar aos dois minutos do primeiro tempo após cobrança de escanteio de Danilinho.

Muricy Ramalho apostou na equipe que empatou por 0 a 0 com o Santos no último domingo, e só trocou Paulo Miranda por Luis Ricardo, que passou à ponta direita e obrigou o retorno de Douglas à lateral. Em termos, foi positivo. Com Douglas atrás, o São Paulo ganhou na marcação e nas alternativas para sair jogando. Com Luis Ricardo na frente, ganhou criação e finalização: gol dele, de empate, em finalização com classe após ótima jogada de Osvaldo.

Osvaldo que volta a jogar bem. O atacante que chegou a passar quase um ano sem fazer gols fez seu segundo bom jogo seguido, criando alternativas. Ainda erra passes simples, que não poderia, mas demonstra disciplina tática na ponta esquerda, volta a acertar o drible e consegue chegar ao gol adversário.

A alternativa a Ganso não foi mal, mas também não impressionou. O colombiano Dorlan Pabon jogou no centro da linha ofensiva de meio de campo, em função completamente diferente. Atua como um ponta de lança, e não como armador, apesar de ocupar o mesmo espaço. O problema é que chuta quase todas as bolas que recebe, característica que impede Luis Fabiano, à frente, de receber passes. No fim da partida, cobrou pênalti forte, no canto esquerdo, e fechou o placar.

Passe que só sai dos pés de Ganso. O camisa 10 foi chamado por Muricy Ramalho antes da metade do segundo tempo. Após cinco minutos em campo, ele já tinha criado três jogadas em direção a Luis Fabiano, algo que não tinha acontecido durante todo o jogo. Em uma delas, o gol saiu. Passe perfeito de Ganso em profundidade, que jogou o camisa 9 na cara do gol. A virada do São Paulo, que encerra o jejum negativo.

O jogo celebrou marca histórica para Muricy Ramalho. O técnico completou 400 partidas no comando do clube, e ganhou homenagem em camisa, entregue pelo capitão Rogério Ceni. Muricy é o quarto maior treinador da história do clube em número de jogos, só perde para Telê Santana, José Poy e Vicente Feola.

Na próxima quarta-feira o São Paulo enfrenta o Audax, antes do clássico contra o Corinthians, dia 9 de março. Nestes jogos, possivelmente, com Ganso entre os titulares.

FICHA TÉCNICA
XV DE PIRACICABA 1 X 3 SÃO PAULO

Estádio: Barão de Serra Negra, em Piracicaba (SP)
Data: 26 de fevereiro de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Norberto Luciano Santos
Assistentes: Daniel Luis Marques e Luis Alexandre Nilsen

Cartões amarelos: Vinicius Bovi e Pitty (XV de Piracicaba)
Gols: Cafu (2 min/1ºT) / Luis Ricardo (12 min/1ºT), Luis Fabiano (23 min/2ºT) e Dorlan Pabon (41 min/2ºT)

XV DE PIRACICABA: Mateus, Vinícius Bovi, Leonardo Luiz, Pitty e Aelson; Alan Bahia, Rodrigo, Danilinho e Gilsinho (Jean Carioca); Cafu e Júnior (Adílson). Técnico: Edison Só

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Douglas, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Alvaro Pereira; Souza e Maicon; Luis Ricardo, Pabon (Wellington) e Osvaldo (Ademilson); Luis Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho