Topo

Santos de Oswaldo já tem poderio ofensivo similar ao de Neymar e Ganso

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

01/03/2014 06h00

O Santos soma três goleadas por cinco gols no Campeonato Paulista deste ano (Corinthians, Botafogo-SP e Bragantino) e, por conta disso, o time de Oswaldo de Oliveira já tem desempenho ofensivo similar aos de Neymar e Ganso, que lideraram a equipe santista entre 2010 e 2012.

Após bater o Bragantino por 5 a 0 na última quinta-feira, na Vila Belmiro, no primeiro teste do quinteto ofensivo como titular – formado por Cícero, Gabriel Barbosa, Geuvânio, Rildo e Leandro Damião – o Santos chegou a 25 gols em 11 jogos na competição.

Em 2010, o time de Ganso e Neymar, que também tinha escalação ousada de Dorival Júnior, marcou 28 gols nos onze primeiros jogos da equipe. O time que iniciou a Era Neymar também contava com o quinteto ofensivo, e Arouca se sacrificava da mesma forma, atuando na frente dos zagueiros para Wesley fazer a função de segundo volante.

Em 2012, o time de Neymar e Ganso manteve a média, que caiu com apenas dois gols. Foram 26 em onze jogos. Já em 2011 a contagem é descartada pela ausência da dupla, que desfalcaram o Santos nas seis primeiras rodadas do time na temporada, já que o primeiro estava defendendo a seleção brasileira sub 20 no Sul-Americano da categoria, enquanto Ganso se recuperava de lesão ligamentar no joelho.

Apesar do desempenho similar das duas gerações, as atuais revelações do Santos rejeitam comparações.

“Não gosto muito de comparação não. O Neymar é o Neymar, Geuvânio é Geuvânio. Estou só no começo da carreira, tem muita coisa pra acontecer e espero continuar trabalhando forte”, disse o camisa 10 do time de Oswaldo.

Geuvânio, aliás, é o atleta mais produtivo do Santos nesta temporada. Ele participou de dez dos 25 gols da equipe no Paulistão. Foram cinco assistências e cinco gols. O camisa 10 divide a artilharia do time com Gabriel e Cícero.