Topo

Palmeiras obtém classificação antecipada e afunda a Lusa no Paulista

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

06/03/2014 21h24

O Palmeiras venceu a Portuguesa por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, no Pacaembu, e conquistou a classificação antecipada para as quartas de final do Campeonato Paulista em primeiro lugar de seu grupo. O lateral esquerdo Juninho foi o autor do único gol da partida, válida pela 12ª rodada do torneio.

Assim, o Palmeiras alcança um dos objetivos traçados pela comissão técnica no início do ano, que era se classificar antecipadamente para conseguir dosar o ritmo de seus principais jogadores. Agora, a equipe busca a melhor campanha do Paulistão. Já a Portuguesa, com a derrota, vê as chances de avançar cada vez mais distantes.

Com a vitória, o time do Palestra Itália vai a 29 pontos, e garante a classificação em primeiro lugar no Grupo D. Já a Lusa, com somente 14 pontos, segue na terceira colocação do Grupo C e fica em situação complicada. Na próxima rodada da competição, o Palmeiras visita o Paulista, enquanto a Portuguesa pega o Bragantino.

Embora o primeiro tempo tenha sido bastante corrido, as equipes não conseguiram alterar o placar inicial. O Palmeiras foi melhor durante toda a etapa, assustando em diversas oportunidades e por muito pouco não chegou ao gol. Alan Kardec, Wesley e Vinicius tiveram boas chances, tanto em chutes de longe quanto em bolas dentro da área, mas pecaram na hora de finalizar e o goleiro Glédson levou a melhor.

A melhor das oportunidades aconteceu aos 43min, em uma ótima jogada individual de Vinicius. Ele se livrou do marcador e tentou encobrir Glédson. Porém, o goleiro da Portuguesa se esticou todo e conseguiu fazer a defesa.

A Portuguesa, por sua vez, tinha muita dificuldade de articular jogadas. As melhores chances ocorreram em jogadas de bola parada, mas nada que tenha realmente feito a equipe alviverde e o goleiro Fernando Prass sofrerem.

O segundo tempo já começou bastante agitado. Logo aos 3min, em cobrança de falta ensaiada, Wesley rolou para Juninho, que chutou forte e abriu o placar para o Palmeiras no Pacaembu. Em seguida, a Portuguesa revidou e marcou o seu também, com Willian Magrão. Porém, o árbitro anotou o impedimento e invalidou o gol.

Aos 20min, uma defesa espetacular do goleiro Fernando Prass evitou o que seria o empate da Portuguesa. Após cruzamento, Henrique finalizou com força de dentro da pequena área, mas Prass conseguiu espalmar. A bola ainda bateu no travessão.

O Palmeiras ainda teve chance de ampliar com Wesley, que perdeu na cara do gol. A Portuguesa parou em pelo menos mais três excelentes defesas do goleiro Fernando Prass, destaque da partida. Desta maneira, a torcida alviverde saiu do estádio comemorando a vaga nas quartas de final.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 PORTUGUESA

Local: Estádio do Pacaembu (SP)
Data/Hora: 4/03/2014, às 19h30h
Árbitro: Vinicius Furlan
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Junior e Leonardo Schiavo Pedalini
Público/renda: não disponíveis
Cartões amarelos: Lúcio, Juninho e Eguren (PAL); Renan, Willian Magrão e Henrique (POR)
GOLS: Juninho, 3'/2ºT (1-0)

PALMEIRAS: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira e Juninho; Eguren, Wesley, Mendieta (França - 34'/2ºT) e Patrick Vieira (Rodolfo - 25'/2ºT); Vinicius (Bruno César - 19'/2ºT) e Alan Kardec. Técnico: Gilson Kleina.

PORTUGUESA: Gledson; Régis, Diego Augusto, Wagner e Bryan; Diego Silva (Coutinho - 14'/2ºT), Renan, Willian Magrão (Laércio - 34'/2ºT) e Rondinelly (Gabriel Xavier - 18'/2ºT); Leandro e Henrique. Técnico: Argel Fucks.