Topo

Quinteto funciona de novo, Santos goleia e garante classificação antecipada

Santos goleia pela quarta vez por cinco gols no Campeonato Paulista - LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Santos goleia pela quarta vez por cinco gols no Campeonato Paulista Imagem: LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Santos (SP)

06/03/2014 22h55

O quinteto ofensivo funcionou novamente e garantiu mais uma goleada do Santos no Campeonato Paulista. Apesar de enfrentar dificuldades na partida, a equipe santista goleou o Mogi Mirim por 5 a 2, de virada, nesta quinta-feira, no estádio Romildão, em jogo válido pela 12ª rodada da competição.

Com gols de Emerson Palmieri, Leandro Damião, Rildo, Arouca e Lucas Lima, o Santos conquistou a quarta goleada por cinco gols na temporada. As outras três foram contra Corinthians, Botafogo e Bragantino.

A vitória contra o Mogi classifica o Santos antecipadamente para a fase “mata-mata”. A equipe chegou aos 29 pontos, se mantém na liderança isolada do Grupo C, com dez a frente do São Bernardo, terceiro colocado. Faltando nove pontos a serem disputados, o resultado garante matematicamente a vaga na próxima fase.

O cenário do Santos era ruim fora de casa já que a média era de apenas um gol por partida, além do aproveitamento de 53,3%, bem distante das seis vitórias em seis jogos na Vila. Os cinco gols no primeiro grande teste do quinteto aliviam a pressão pela queda de desempenho da equipe de Oswaldo quando sai de seu estádio.

Após enfrentar o Mogi fora da casa, o Santos volta atuar na Vila Belmiro, onde possui 100% de aproveitamento nesta temporada. A equipe santista enfrenta o Oeste no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), em jogo válido pela 13ª rodada da competição.

Santos e Mogi Mirim realizaram uma partida bastante truncada no primeiro tempo, com pouca criatividade e muita marcação. O técnico Oswaldo de Oliveira escalou mais uma vez o quinteto ofensivo, desta vez, formado por Cícero, Geuvânio, Gabriel, Leandro Damião e Thiago Ribeiro. No entanto, a equipe santista demorou para engrenar ofensivamente e repetir os 5 a 0 da semana passada contra o Bragantino.

O time só melhorou com a entrada de Rildo, que marcou o terceiro gol e desempatou a partida no segundo tempo. Lucas Lima, que integrou o quinteto na etapa final, fechou o placar ao marcar o seu primeiro gol a camisa santista. O gol bonito da partida foi de Arouca, que acertou um voleio no final da partida.

O Mogi Mirim pressionou mais, enquanto o Santos apostava nos contra-ataques. A primeira oportunidade foi dos donos da casa. Serginho invadiu a área e chutou forte para grande defesa de Aranha. O Santos respondeu em uma jogada de Gabriel e Geuvânio, que chutou mesmo sem ângulo e viu o goleiro espalmar para escanteio.

O Mogi abriu o marcador com um bonito gol do veterano Fernando Baiano, atacante revelado pelo Corinthians no final da década de 90. Everton Senna cruza da direita, rasteiro, e o camisa 9 desviou de letra para fazer o gol.

Após o gol, o Mogi Mirim recuou um pouco e, por isso, sofreu o empate no final do primeiro tempo. Após triangulação de Emerson Palmieri, Thiago Ribeiro e Gabriel, o lateral esquerdo chutou cruzado de dentro da área para fazer o gol do Santos.

No segundo tempo, o Santos voltou mais confiante e foi em busca da virada. O gol não demorou a sair. Aos dez minutos, Cícero finalizou forte de fora da área, o goleiro espalmou para frente, e Damião chutou de perna esquerda para desempatar a partida.

O Mogi Mirim empatou com gol de Magrão após pegar sobra de Aranha aos 22 minutos. No entanto, o Santos desempatou um minuto depois, com Rildo, que aproveitou cruzamento de Cicinho. No final da partida, o volante Arouca marcou um golaço, de voleio, e Lucas Lima marcou seu primeiro com a camisa do Santos.

FICHA TÉCNICA: MOGI MIRIM 2 x 5 SANTOS

Local: estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim (SP)
Data/Hora: 5 de março de 2014, às 21h
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Vicente Romano Neto e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo

Gols:

Mogi Mirim:Fernando Baiano aos 22 minutos do 1º tempo e Magrão aos 22 do 2º tempo

Santos:Emerson Palmieri aos 42 minutos do 1º tempo, Leandro Damião aos dez, Rildo aos 23 e Arouca aos 38 minutos e Lucas Lima aos 45 do 2º tempo

Cartões amarelos:Aranha, Geuvânio e Cícero (Santos); Edson Ratinho (Mogi)

Mogi Mirim:Reynaldo; Valdir, Wagner (Alemão), Mirita e Leonardo; Everton Heleno (Rivaldinho), Olberdan, Edson Ratinho e Everton Sena; Serginho e Fernando Baiano (Magrão).
Técnico: Márcio Goiano.

Santos: Aranha; Cicinho, Neto, Jubal e Emerson; Arouca, Cícero e Gabriel (Lucas Lima); Geuvânio (Rildo), Thiago Ribeiro e Leandro Damião.
Técnico: Oswaldo de Oliveira.