Topo

Sem esforço, Santos aplica nova goleada e mantém liderança geral do Paulista

Leandro Damião abriu o marcador com um gol de ombro no primeiro tempo - RICARDO SAIBUN/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
Leandro Damião abriu o marcador com um gol de ombro no primeiro tempo Imagem: RICARDO SAIBUN/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

09/03/2014 20h23

O Santos venceu o Oeste por 4 a 1 neste domingo, na Vila Belmiro, pela 13ª rodada do Campeonato Paulista, e manteve a liderança geral da competição. Apesar de não manter a mesma intensidade e velocidade na criação de jogadas, a equipe santista repetiu o mesmo poderio ofensivo das últimas duas rodadas, quando venceu Bragantino (5 a 0) e Mogi Mirim (5 a 2), e aplicou a sua quinta goleada na competição.

Antes do Oeste, o Santos já havia goleado Corinthians (5 a 1), Botafogo (5 a 1), além dos dois jogos das últimas rodadas. Neste domingo, o time da Vila Belmiro abriu o placar com um gol de ombro do atacante Leandro Damião. No segundo tempo, Thiago Ribeiro marcou mais dois gols, e o jovem Diego Cardoso fechou o placar.

O Santos entrou em campo com quatro desfalques. O goleiro Aranha e os atacantes Rildo e Geuvânio cumpriram suspensão automática. Já Cicinho sentiu um desconforto muscular, passou por exames e foi poupado pelo técnico Oswaldo de Oliveira. O treinador promoveu Vladmir, Lucas Lima e Bruno Peres na equipe titular.

Na próxima rodada do Paulista, o Santos enfrenta o Rio Claro, domingo, às 18h30 (de Brasília), no estádio Augusto Schmidt, pela 14ª rodada da competição.

O Santos não teve a mesma intensidade dos últimos jogos. A equipe não demonstrou a mesma velocidade que garantiu três goleadas por cinco gols na competição. Além disso, o meia Lucas Lima, que fez estreia como titular, teve dificuldades para criar as jogadas do time no primeiro tempo.

O atacante Gabriel Barbosa, que atuou na função de armador nas goleadas contra Bragantino e Mogi Mirim, também não apresentou o mesmo futebol jogando aberto do lado direito do ataque. A revelação santista, inclusive, foi substituída no segundo tempo por Diego Cardoso.

Com isso, o Santos apostava nas bolas áreas para Leandro Damião na área. Em uma delas, o camisa 9 aproveitou o bom cruzamento de Emerson Palmieri e desviou de cabeça aos 21 minutos do primeiro tempo para abrir o marcador.

Damião já havia quase marcado aos 16 minutos. Lucas Lima cobrou escanteio e o camisa 9 desviou de cabeça, mas bola passou próxima a trave do Oeste.

O Oeste só ameaçou o Santos no final do primeiro tempo. Jeferson recebeu passe rasteiro na entrada da área e chutou forte para defesa de Vladimir. No rebote, o camisa 10 tentou encobrir o goleiro, mas pegou mal na bola.

No segundo tempo, o Oeste tentou pressionar o Santos, mas expôs a pouca qualidade técnica da equipe. Sem criação de jogadas, o time abusava dos cruzamentos na área para o atacante Waguininho, atleta de baixa estatura.

O Santos, mesmo sem pressionar, marcou mais três gols na segunda etapa. Thiago Ribeiro foi o autor de dois. O primeiro de cabeça após cruzamento de Bruno Peres, e o segundo de perna direita após aproveitar o rebote do goleiro Paes. O jovem Diego Cardoso fechou o placar. O lateral Eric descontou no último minuto de jogo em cobrança de falta para o Oeste.

FICHA TÉCNICA – SANTOS 4 x 1 OESTE

Local: Estádio Urbano Caldeira, Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 09 de março de 2014 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra
Assistentes: Herman Brumel Vani e Alex Alexandrino

Gols: Leandro Damião (Santos) aos 21 minutos 1º tempo; Thiago Ribeiro aos 14 e 30 minutos do 2º tempo, e Diego Cardoso aos 37 minutos, para o Santos; Eric, aos 46min para o Oeste

Cartões amarelos: Gabriel (Santos); Paes, Mauro Vianna e Eric (Oeste)

SANTOS: Vladimir, Bruno Peres, Jubal, Neto, Emerson Palmieri (Zé Carlos); Arouca, Cícero, Lucas Lima (Serginho); Gabriel (Diego Cardoso), Thiago Ribeiro e Leandro Damião.
Técnico: Oswaldo de Oliveira

OESTE: Paes; Eric, Mauro Viana, Ligger e Dênis Neves; Tiago Timbó, Arthur, João Denoni (Pablo) e Jeferson Paulista (Piauí); Lelê e Waguininho

Técnico: Sérgio Guedes