Topo

Lembra o ataque goleador do Santos de Neymar e cia.? O atual marcou mais...

Felipe Noronha

Do UOL, em São Paulo

11/03/2014 12h00

O Santos de 2010 ficou conhecido por suas dancinhas, jogo ofensivo e por gols, muitos gols. Com Neymar, Paulo Henrique Ganso, André e cia., o time foi campeão estadual daquele ano marcando 72 gols em 23 jogos. Mas, torcedor santista, acredite: o time atual já fez algo a mais do que aquele: e sim, trata-se de gols.

Com o mesmo número de jogos feitos, 13, o ataque atual do Santos marcou mais gols que o de quatro anos atrás, que ficou famoso exatamente por ser artilheiro. Já são 34 gols no atual Paulista, contra 33 daquele time nas mesmas 13 rodadas de Estadual.

E mais: o time de 2014 conseguiu mais goleadas do que o de 2010, também em 13 rodadas. Apesar de sua fama, o time daquele ano havia goleado três vezes até então. O elenco treinado por Oswaldo de Oliveira já goleou cinco vezes no Paulistão. Com outra vantagem: conseguiu uma vitória elástica em clássico (5 a 1 no Corinthians), enquanto o de Dorival Júnior teve como maior vitória sobre um rival um 3 a 0 - apenas nas semifinais, sobre o São Paulo.

Os autores dos gols também não estão mais concentrados como eram em 2010: enquanto naquele ano oito jogadores dividiram a autoria dos 33 gols até então, agora já são 14 que balançaram a rede. Dentre eles, sete são atacantes, dando um exemplo de como o esquema com, ao menos, quatro atacantes de Oswaldo pode dar certo (em 2010, foram 4 atacantes).

Se cabe comparação, Gabriel é o Neymar da vez. Mais jovem dos atacantes (17 anos), é a esperança de "raio" dos santistas, como costumam dizer e como foi Neymar, o mais jovem em 2010. Esteve envolvido na contratação de Neymar pelo Barcelona, já que o clube espanhol adquiriu a preferência de compra do atacante.

Se Neymar tinha um companheiro principal, Ganso, Gabriel não tem. Porém, Cícero faz o papel do meia que chega mais no ataque. Jogando pelos lados como Robinho fazia, estão Geuvânio, revelação que renovou contrato após quase ir para o pequeno Estoril, de Portugal, e Thiago Ribeiro, veterano rodado que é visto por Oswaldo como titular absoluto.

A última comparação fica entre André e Leandro Damião. Ambos bastante contestados pela torcida, aproveitam o talento ao redor para usar do posicionamento típico de centroavante e garantir seus gols.

É válido lembrar que o time de 2010 cresceu até o final do torneio, com uma goleada de 9 a 1 sobre o Ituano, por exemplo, mas também dispôs de quatro rodadas a mais para aumentar seus números (19 x 15 na primeira fase). Além disso, muito da fama foi construída na Copa do Brasil, com vitórias como 10 a 0 no Naviraiense e 8 a 1 no Guarani.

Porém, isso mostra que o elenco de 2014 ainda pode crescer e produzir números iguais àqueles, pro mais que a fama do elenco seja ainda diminuta. Resta saber se a atitude "Oswaldia & Alegria", proclamada pela torcida, criará, em alguns anos, fama em jogadores que, ao deixar o clube, produziram menos do que no elenco então campeão paulista e da Copa do Brasil.

EM 13 RODADAS, SANTOS DE 2014 GOLEOU MAIS DO QUE O DE 2010

  • Goleadas após 13 jogos no Paulista-2014: Santos 5 x 1 Corinthians; Santos 5 x 1 Botafogo-SP; Santos 5 x 0 Bragantino; Santos 5 x 2 Mogi Mirim; Santos 4 x 1 Oeste.

    Goleadas após 13 jogos no Paulista-2010: Santos 4 x 0 Rio Branco; Santos 5 x 0 Grêmio Barueri; Santos 6 x 3 Bragantino

NÚMERO DE ATACANTES A MARCAR TAMBÉM AUMENTOU

  • Atacantes que já marcaram em 2014: Gabriel (5 gols); Geuvânio (5); Thiago Ribeiro (5); Leandro Damião (4); Rildo (1); Diego Cardoso (1); Stéfano Yuri (1).

    Atacantes que já haviam marcado após 13 jogos em 2010: Neymar (8 gols); André (7); Robinho (3); Zé Eduardo (3).