Topo

Santos empata, e Palmeiras terá vantagem em disputa do primeiro lugar

Do UOL, em São Paulo

16/03/2014 20h24

O Palmeiras está a um empate de ser o melhor time da fase de classificação do Campeonato Paulista. A vantagem do time alviverde foi consolidada neste domingo, graças a um jogo de muitos gols. Numa partida de viradas, com muitos gols em cruzamentos, o Santos empatou por 3 a 3 com o Rio Claro fora de casa.

Com isso, o Santos tem 33 pontos em 14 jogos. O Palmeiras tem 35, e os dois times farão clássico da última rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista. O dono da melhor campanha terá a vantagem do mando de campo na fase eliminatória do Estadual.

"É outro time que está fazendo boa campanha, mas vamos jogar em casa e teremos de impor nosso ritmo. Sabemos da qualidade deles e sabemos que clássico é sempre uma responsabilidade maior, mas vamos com tudo para vencer", disse o lateral direito Cicinho, do Santos, depois do jogo deste domingo, em entrevista à "Rádio ESPN".

O Santos chegará ao clássico contra o Palmeiras com uma invencibilidade de seis jogos, mas com uma preocupação sobre o sistema defensivo. O time alvinegro teve neste domingo o segundo pior desempenho da temporada na contenção: foram três gols sofridos, números que só foram superados pela goleada sofrida diante do Penapolense (4 a 1).

Parte desse desempenho negativo da defesa alvinegra tem relação com os desfalques. O Santos não pôde escalar neste domingo o goleiro Aranha (machucado), o zagueiro Neto (suspenso) e o lateral-esquerdo Mena (machucado) - o atacante Thiago Ribeiro, também suspenso, foi outro desfalque alvinegro.

No começo do jogo, os desfalques do Santos pesaram. O time alvinegro foi envolvido pelo Rio Claro nos primeiros dez minutos, e os donos da casa criaram chances em uma finalização de Léo Costa e um desvio contra de Cicinho após falta cobrada por Rafael Costa.

Quando o Rio Claro ameaçava, porém, Geuvânio resolveu. O camisa 10 recebeu passe de Leandro Damião na esquerda e arriscou finalização de média distância. O goleiro Cléber chegou a tocar na bola, mas foi mal e espalmou para dentro.

A vantagem do Santos mudou totalmente o jogo. Mais leve, o time do litoral reduziu a distância entre as linhas de marcação e passou a investir nos contragolpes em velocidade.

Essa postura do Santos, porém, atraiu o Rio Claro, que empatou aos 42min do primeiro tempo. Rafael Costa cobrou escanteio na direção do segundo pau, Wladimir saiu mal, e Renan Diniz aproveitou.

“Na verdade, o time deles tem uma bola parada muito boa, com excelentes cobradores. O campo é curto, e foi uma bola rápida. A gente teve uma infelicidade de não estar todo mundo encaixado na marcação”, justificou o goleiro do Santos.

O gol deu mais confiança ao Rio Claro, que teve chance para fazer o segundo logo aos 2min da etapa final. André Luís recebeu cruzamento da direita, dominou com imensa liberdade e concluiu para fora.

Mais uma vez, porém, o Santos marcou quando o Rio Claro era melhor. Aos 6min do segundo tempo, Leandro Damião tocou para Geuvânio, que cruzou na medida para Gabriel completar de cabeça.

O gol fez o Santos recuar mais uma vez, a ponto de o técnico Oswaldo de Oliveira ter trocado Gabriel pelo volante Alison. O Rio Claro aproveitou esse espaço, contudo, e chegou à virada com gols de Renan Diniz e Léo Costa.

Nessa altura do jogo, ainda que tenha evoluído ofensivamente, o Santos empatou em uma bola parada. Aos 29min, Geuvânio cobrou falta para Cícero marcar de cabeça.

Data: 16/03/2014 (domingo)
Local: Estádio Augusto Schimidt, em Rio Claro (SP)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto
Assistentes: Marcio Luiz Augusto e Fabio Rogerio Baesteiro
Cartões Amarelos: Cicinho (Santos), Nando (Rio Claro), David Braz (Santos)
Gols: Geuvânio, aos 21min; Renan Diniz, aos 42min do primeiro tempo; Gabriel, aos 6min; Renan Diniz, aos 24min; Léo Costa, aos 26min; Cícero, aos 29min do segundo tempo

RIO CLARO: Cléber; Carlinhos, Marllon, Renan Diniz e Henrique; Nando, Patrick, Léo Costa e Rafael Costa; André Luiz e Robson (Wendell) (Alex Afonso)
Técnico: Fahel Júnior

SANTOS: Vladimir; Cicinho, Jubal, David Braz e Emerson Palmieri; Arouca, Cícero e Gabriel Barbosa (Alison); Rildo (Diego Cardoso), Geuvânio e Leandro Damião (Stéfano Yuri)
Técnico: Oswaldo de Oliveira