Topo

Damião dá assistência de bicicleta, quinteto brilha e classifica o Santos

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

26/03/2014 21h18

O Santos não teve dificuldades para golear a Ponte Preta por 4 a 0 nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, e se classificar à semifinal do Campeonato Paulista. A vitória santista contou com uma bela assistência de bicicleta do atacante Leandro Damião, que serviu Geuvânio no segundo gol. Cícero, Gabriel e Diego Cardoso marcaram os outros gols e ajudaram o alvinegro praiano a manter 100% de aproveitamento em seu estádio. Agora, são nove vitórias em nove jogos.

Cícero, Geuvânio e Gabigol, titulares do quinteto ofensivo, que ainda conta com Damião e Thiago Ribeiro, assumiram a artilharia do time no Paulistão, com sete gols cada.

Com a vitória diante da Ponte Preta, o Santos aguarda o seu adversário da semifinal no próximo domingo. Como terminou a fase de grupos com a melhor campanha, a equipe santista mandará o jogo na Vila Belmiro, onde possui 100% de aproveitamento. O São Paulo é um forte candidato, mas o Peixe também pode pegar Penapolense, Ituano ou Botafogo.

O Santos teve uma postura diferente no primeiro tempo comparado aos seus últimos jogos na Vila Belmiro. O time de Oswaldo de Oliveira não pressionou a saída de bola da Ponte, que atuava no esquema 4-1-4-1, com Alemão isolado na frente, e Silvinho, o mais perigoso do time na partida, atuando do lado esquerdo do ataque.  

A equipe santista até permitiu o toque de bola da Ponte Preta, pois priorizou os contra-ataques. Apesar de não manter a mesma intensidade dos últimos jogos na Vila, o alvinegro praiano não deixou de ser perigoso, principalmente por causa das jogadas de velocidade de seus atacantes.

O gol saiu em uma jogada de bola parada. Após cobrança de escanteio, Ferrugem afastou mal e a bola sobrou para Cícero, que abriu o marcador. A vantagem no placar ajudou o Santos a manter sua postura cautelosa em campo. Mesmo assim, o time quase ampliou em jogadas de contra-ataque.

Gabriel Barbosa teve uma grande oportunidade, mas finalizou em cima de Roberto na entrada da pequena área. Leandro Damião também teve duas oportunidades somente no primeiro tempo – a primeira em um chute forte de perna esquerda da entrada da área, que o goleiro espalmou, e a segunda em uma cabeçada após cruzamento de Geuvânio.

A melhor chance da Ponte na etapa inicial ocorreu em cabeçada de Diego Sacoman após cobrança de falta de Adrianinho aos 35 minutos. A bola passou próxima a trave de Aranha, que ficou sem reação com o desvio do zagueiro.

No segundo tempo, o Santos manteve a mesma postura ao priorizar os contra-ataques e explorar a velocidade de seus atacantes. Com essa estratégia, o time marcou mais dois gols – o segundo com Geuvânio após belo passe de bicicleta e o terceiro com Gabriel, que driblou o marcador na entrada da área e chutou rasteiro no canto esquerdo de Roberto.

Diego Cardoso, que entrou no lugar de Damião, teve a chance de marcar o quarto gol aos 30 minutos do segundo tempo. A revelação santista driblou o goleiro Roberto, mas perdeu o ângulo e finalizou em cima do zagueiro. No entanto, cinco minutos depois, ele recebeu passe de Cícero e fechou o placar.

Ficha Técnica – Santos 4 x 0 Ponte Preta

Data: 26/03/2014
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro
Árbitro: Vinicius Furlan
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro

Gols: Cícero aos 21 minutos do primeiro tempo; Geuvânio aos quatro, Gabriel aos 15 e Diego aos 35 minutos do segundo tempo (Santos)

Cartões amarelos: Alison (Santos)

Santos: Aranha, Cicinho, Neto, David Braz, Mena; Arouca, Cícero, Gabriel Barbosa (Alison); Geuvânio, Leandro Damião (Diego Cardoso) e Thiago Ribeiro.
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Ponte Preta: Roberto; Ferrugem, César, Diego Sacoman e Magal; Bruno Silva, Fernando Bob e Adrianinho (Bida); Silvinho, Antônio Flávio e Alemão (Rossi).
Técnico: Vadão