Topo

Desarmador, criativo e mais caçado. Valdivia vai de chinelinho a multiuso

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

28/03/2014 06h01

Aos poucos a torcida palmeirense vai recuperando a fé em contar com Valdivia como o grande craque do time. Na última quinta-feira, na vitória diante do Bragantino por 2 a 0 que confirmou o time na semifinal do Paulista, o chileno fez uma excelente partida, participou da jogada de um dos gols e foi eficiente até no combate ao adversário. O rótulo de "chinelinho", que muito o incomoda, vai sendo deixado para trás. 

O camisa 10 apanhou bastante, precisou até fazer tratamento no seu tornozelo direito após a partida, mas soube ser calmo na maioria dos momentos. O meia mostrou apenas um momento de desequilíbrio durante os 90 minutos ao fazer falta dura em seu adversário. O lance foi punido com um cartão amarelo que o deixou pendurado no restante do torneio.

Marcado por lesões no passado, ele fez seu 10º jogo no Campeonato Paulista e dá mostras de que os problemas musculares não o incomodam mais. Pelas entrevistas, o jogador parece ter o apoio irrestrito dos companheiros.

“Fiquei orgulhoso de ver o Valdivia ali na nossa intermediária vindo roubar bola. E a gente estava vencendo por 2 a 0. Para mim é um orgulho ver que fisicamente ele evoluiu muito, dá gosto de ver que o Valdivia está entendendo a importância dele. Quando ele está bem fisicamente, ele faz a diferença e está fazendo o trabalho diferenciado e tem dado resultado”, comemorou Gilson Kleina.

“Valdivia é um cara corajoso, sofre com pancada, com rodízio, e ele não foge do pau não. Fica até uma situação temerária, porque ele fica ali e, às vezes, provoca uma situação. Não é isso que a gente quer. A gente sabe que ele é importante para o grupo”, completou o treinador.

Valdivia exibe tornozelo machucado após vitória diante do Bragantino - Divulgação - Divulgação
Valdivia exibe tornozelo machucado após vitória diante do Bragantino
Imagem: Divulgação

Os números apresentados pelo Footstats dão base ao discurso do treinador. Nesta partida, ele sofreu três faltas e fez outras três e ainda tentou desarmar o adversário em cinco ocasiões, com 80% de sucesso, mais do que o líder palmeirense em desarmes, Marcelo Oliveira, que teve 50% de êxito nas quatro tentativas.

Na hora de ser ofensivo, Valdivia também foi destaque, com 41 passes certos, acertou cinco dribles e errou dois e tentou balançar as redes por duas vezes. Ele ainda participou da jogada do segundo gol ao roubar a bola no meio de campo.

Tudo isso faz companheiros e até adversários rasgarem elogios a ele. “O que ele faz dentro de campo é sacanagem. Ele é muito diferente, sabe jogar de costas, de frente, de lado. Ele está em uma excelente fase e fica fácil jogar com ele assim”, afirmou Bruno César, parceiro de criação.

Do outro lado do campo, Guilherme, do Bragantino, também não escondeu a admiração pelo meia. “O Valdivia é diferente, ele é muito bom, malandro e experiente. Ele sabe apanhar, apanha muito, mas também sabe bater”, disse o defensor da equipe do interior à Rádio Globo após ganhar um presente no fim do jogo. “Eu peguei a camisa porque tem gente da minha família que vai gostar”, explicou.

Nesta sexta-feira e sábado, Valdivia passará por tratamento intensivo no seu tornozelo para que, então, tenha condições de jogo diante do Ituano. Logo após o jogo, o camisa 10 já fazia tratamento com bolsa de gelo na região.