Topo

Mano Menezes estava certo ao relacionar o Ituano com os deuses do futebol

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

31/03/2014 06h01

Mano Menezes profetizou na eliminação do seu Corinthians: os deuses do futebol são justos. Muitos ironizaram, mas, hoje, é possível falar que Mano estava certo. Mas não da maneira que ele deixou no ar e todos, imprensa e torcida, interpretaram, como se Mano estivesse a acusar a suposta "entrega" do São Paulo para o Ituano com o objetivo de prejudicar o Corinthians.

Os deuses do futebol estavam ali, mas trabalharam não da maneira sugerida por Mano, que agora pode bater no peito e se orgulhar de ter "cantado a bola" antes de todo mundo. As entidades apontadas pelo treinador fizeram muito por e com o Ituano, que mesmo sendo um candidato improvável eliminou o favorito Palmeiras para decidir o título do Campeonato Paulista.

Nos dois próximos domingos, esses deuses que ajudaram o Ituano, clube presidido pelo ex-jogador Juninho Paulista, terão sua força testada contra um entidade que goza de seu status divino desde o batismo: o Santos, dono da melhor campanha da competição.

Mas, afinal, quem são os deuses de futebol? Quem está ao lado do Ituano? Quem está fazendo justiça? O UOL Esporte analisou o time do interior para explicar o mistério que Mano Menezes deixou no ar e provocou a indignação de Muricy Ramalho. Não deve ser à toa que esta equipe venceu o São Paulo, ficou à frente do Corinthians e eliminou o Palmeiras. Só um Santos pode parar? A conferir.

1 - São Bruno de Palestra Itália

Em 2013, o Ituano entrou na última rodada do Campeonato Paulista precisando vencer o Palmeiras para não ser rebaixado. Só não caiu porque o goleiro alviverde estava em uma tarde (muito) infeliz. Primeiro, falhou ao ser encoberto por uma bola chutada quase da intermediária. Depois, aos 47 minutos do 2º tempo, quando Tiago Real já havia empatado para o Palmeiras, Bruno falhou mais uma vez ao dar rebote nos pés do atacante rival, que marcou e decretou: em 2014, o Ituano jogaria a primeira divisão.

Um ano depois, o Ituano não só atuou na elite do Estado, mas voltou a encontrar Bruno. Assim como na primeira vez, o goleiro entrou para substituir Fernando Prass, machucado. A diferença neste ano é que Bruno não pode ser considerado culpado por não defender o bom chute de Marcelinho.

2 - O Poderoso Chefão

O técnico Doriva já comandava o Ituano naquela salvação milagrosa de 2013. O presidente da equipe, Juninho Paulista, também já estava no cargo. Foi ele que acreditou na manutenção do trabalho para poder dar a volta por cima. Mas o conceito dele era diferente: trocar todo mundo, menos o técnico.

Em 2013, os 11 que iniciaram a partida contra o Palmeiras eram diferentes dos 11 que começaram a semifinal diante da mesma equipe. Iguais, só Doriva e o resultado: a vitória contra o Palmeiras.

26.jan.2014 - Técnico Doriva, do Ituano, comanda o time no duelo com o Santos - Miguel Schincariol/Ituano FC - Miguel Schincariol/Ituano FC
Doriva está no comando do Ituano desde o ano passado
Imagem: Miguel Schincariol/Ituano FC

3 - Defesa que ninguém passa

O Ituano tem a melhor defesa do Campeonato Paulista. A média é de 0, 59 gol sofrido por jogo, o que significa que Vágner foi buscar a bola no fundo de suas redes apenas 10 vezes nas 16 partidas disputadas neste Estadual.

O nome de Vágner, aliás, pode ser muito exaltado. Diante do Palmeiras, ele fez ao menos três importantes defesas, sendo uma delas um milagre após o cabeceio de Marcelo Oliveira.

Outro dado mostra que o Ituano é a segunda equipe que mais rebateu bolas lançadas contra sua defesa no Estadual, com 691, só atrás do Bragantino. Ou seja, bola para o mato que é jogo de campeonato!

26.03.14 - Vagner, goleiro do Ituano, comemora ao pegar pênalti contra o Botafogo pelo Campeonato Paulista - Miguel Schincariol/Ituano FC - Miguel Schincariol/Ituano FC
Vágner é um dos concorrentes a ser eleito o melhor do campeonato
Imagem: Miguel Schincariol/Ituano FC

4 - Que a sorte esteja com o Ituano

O mantra dos boleiros diz que não há sorte no futebol. Que tudo vem como resultado de um trabalho, de treinar todo dia, etc.. Mas a verdade é que o Ituano é especialista em fazer gols no momento mais crítico da partida, quando fica difícil acreditar que o seu rival conseguirá reagir. Crença numa força maior?

O fato é que foi assim no domingo, diante do Palmeiras, com Marcelinho abrindo o placar aos 38 minutos do 2º tempo. Durante o campeonato, muitas vezes a mesma situação se repetiu. São quatro gols nos últimos 15 minutos e outros cinco nos últimos 30.

5 - O importante é tentar

“O 'não' você já tem. Tente o sim”. A frase de autoria desconhecida pode ser aplicada no futebol do Ituano. A equipe de Doriva é a terceira que mais tentar acertar o gol, só atrás de Santos e Palmeiras. Os números do Footstats mostram que a equipe de Itu tem 93 finalizações certas e 143 erradas neste Paulistão.

No quesito "pé na forma", aliás, o Ituano fica à frente de times grandes como Corinthians e São Paulo, onde a técnica, pelo menos na teoria, seria mais apurada do que em equipes com uma folha salarial menor.

6 - Pegue-me se for capaz

Os números ainda mostram que o Ituano é a equipe que mais sofre faltas no Campeonato Paulista. São 340 infrações marcadas a favor do time de Itu durante os 16 jogos do Estadual. Individualmente, Rafa Silva é o atleta dentro do elenco que mais dá trabalho aos adversários, com 38 faltas sofridas, bem mais que as 25 de Valdivia, por exemplo.