Topo

Federação impõe, e Pacaembu será palco dos dois jogos da final do Paulistão

Conselho Técnico do Paulista se reúne na Federação Paulista para definir o local das finais do estadual - Guilherme Palenzuela/UOL
Conselho Técnico do Paulista se reúne na Federação Paulista para definir o local das finais do estadual Imagem: Guilherme Palenzuela/UOL

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

31/03/2014 12h26

A Federação Paulista de Futebol definiu nesta segunda-feira qual será o palco das finais do Paulistão entre Santos e Ituano nos próximos dois domingos, dias 6 e 13 de abril. Os dois jogos serão disputados no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

O estádio Novelli Júnior, do Ituano, está com um dos muros comprometido e a própria diretoria do clube já temia o veto para mandar o jogo no interior do estado, apesar de ter jogado a primeira fase da competição no local. A decisão pelo Pacaembu, no entanto, foi por imposição da Federação Paulista de Futebol, que tem o direito de mando sobre as finais. A reunião colocou frente a frente Marco Polo Del Nero, presidente da FPF, Odílio Rodrigues, presidente em exercício do Santos, e Juninho Paulista, gestor do Ituano. Odílio e Juninho mostraram preferência por realizar um jogo na Vila Belmiro e outro no Novelli Júnior, mas aceitaram ao ouvir a definição pelo Pacaembu.

Com os dois jogos no Pacaembu, a renda será dividida igualmente entre as duas equipes (50% para cada time). Mas isso não quer dizer que eles serão igualmente divididos para as duas torcidas.

"A torcida do Ituano terá cerca de 15% dos ingressos disponíveis nos dois jogos. A gente tem consciência de que a torcida do Santos vai ser maioria", explicou Juninho Paulista após a reunião.

A torcida do Ituano ficará nos setores 21 e 22 da arquibancada do Pacaembu nas duas partidas.

Tanto Odílio Rodrigues quanto Juninho deixaram claro que a decisão foi unicamente da Federação Paulista, já que ambos preferiam mandar os jogos nos seus estádios.

A reunião do Conselho Técnico foi rápida, sem argumentações fortes e todos concordaram com os dois jogos no Pacaembu. Responsável pelo campeonato, a Federação tem mando de escolha sobre a definição das finais. Em 2012, quando o Santos jogou a final contra o Guarani, a FPF também definiu um campo neutro para as duas partidas e as finais foram disputadas no Morumbi.

"O desejo da diretoria do Santos, imagino que dos atletas também, seria a Vila. Mas tem que prevalecer aqui o mando da Federação. A gente fica mais à vontade na Vila, mas estamos bem em São Paulo. O Pacaembu pode ser a nossa casa também", falou Odílio.

O Santos chega à final com a vantagem da torcida e com a responsabilidade de melhor equipe da competição. Na primeira fase do Paulista, o Santos conquistou 36 pontos em 15 jogos e foi o primeiro colocado no ranking geral. Na fase eliminatória, venceu Ponte Preta e Penapolense por 4 a 0 e 3 a 2, respectivamente.

Já o Ituano defende a segunda melhor campanha da história do clube em Paulistas, ficando atrás, apenas, da equipe que foi campeã em 2002. Após a vitória contra o Palmeiras no último domingo, a equipe de Itu chegou mais perto de repetir o feito.

Para isso, porém, terá de parar o melhor ataque da competição com 46 gols em 17 jogos.  O Santos foi o time que mais goleou no campeonato, marcando quatro ou mais vezes em seis jogos: contra Corinthians (5 a 1), Botafogo (5 a 1), Bragantino (5 a 0), Oeste (4 a 1), Mogi Mirim (5 a 2) e Ponte Preta (4 a 0).

Dono da melhor defesa da competição, o Ituano busca manter a regularidade e o bom desempenho fora de casa para vencer outro grande paulista e ser bicampeão. Com apenas 10 gols sofridos, o time de Itu também é o que mais venceu fora de casa, com seis vitórias, dois empates e duas derrotas em 10 jogos.

O último encontro entre as duas equipes foi na 3ª rodada da primeira fase do Paulista deste ano e o Santos saiu vencedor. Com gol de Cícero, o time da Vila Belmiro venceu o Ituano por 1 a 0 em Itu.