Topo

Qual a maior carência do elenco do Palmeiras? Escolha você

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

01/04/2014 06h01

O Palmeiras, afinal, tem ou não um grande elenco? Essa é a discussão que mais se vê entre torcedores no estádio e nas redes sociais e até entre jornalistas esportivos. O motivo foi a inesperada eliminação da equipe no Campeonato Paulista após a derrota por 1 a 0 para o Ituano na semifinal da competição.

O que agravou a discussão foi a maré de azar que Gilson Kleina e companhia tiveram de enfrentar, além do próprio Ituano, que bateu o time verde por 1 a 0. Fernando Prass e Alan Kardec deixaram o gramado com a bola rolando por causa de dores. Valdivia saiu do banco de reservas e atuou por 20 minutos no sacrifício por problemas no tornozelo. Wesley terminou os 90 minutos com fortes dores na bacia e precisou até fazer exame na última segunda-feira.

E tem mais. Juninho e Bruno César também ficaram até o apito final, mas estavam longe de ter 100% das condições físicas. Isso sem contar Wendel e França, lesionados, que nem foram relacionados por Kleina. Há, ainda, Thiago Martins, Bruno Oliveira e Diogo afastados por causa da recuperação física.

O UOL Esporte fez a análise das posições e quer a sua opinião: em qual posição o Palmeiras precisa se reforçar? Leia a análise e vote na enquete abaixo. 

GOLEIRO

O time conta com Fernando Prass como seu titular e não teve nenhum problema durante a temporada. Pelo contrário. Contratado do Vasco, ele se tornou líder do elenco e grande referência em campo. O Footstats mostra que o goleiro fez 53 defesas durante o Estadual, o que lhe dá a liderança entre as grandes equipes.

Na reserva imediata, Kleina opta por Bruno. Com apenas dois jogos este ano, o goleiro tem muito tempo de casa, mas não consegue a confiança total da torcida. No ano passado, quando começava a engrenar após ir bem no título da Copa do Brasil em 2012, o camisa 1 foi pivô da derrota palmeirense na Libertadores e caiu na desgraça com boa parte dos palmeirenses

ZAGUEIROS

O sistema defensivo não pode ser muito criticado, de acordo com os números. O Palmeiras foi o time que mais desarmou no Campeonato, e Lúcio é o terceiro jogador neste quesito, atrás de Juninho e Marcelo Oliveira. O xerifão ainda é o segundo que mais fez lançamento certos e até mesmo o quarto que mais dribla, atrás só de Leandro, Wesley e Valdivia. Ele é também líder de rebatidas da equipe, com 120 no torneio.

Seus substitutos são Tiago Alves e Wellington. Marcelo Oliveira, líder em desarme e terceiro melhor nos passes certos, é volante, mas também é improvisado no setor. O grande problema fica por conta dos desfalques de Thiago Martins e Victorino, que não podem ser opções por causa de suas constantes lesões.

LATERAIS

Esse é um dos pontos mais citados pelos críticos, afinal, o Palmeiras tem apenas um lateral que joga originalmente na direita: Bruno Oliveira. E ele está com dificuldades para sair do departamento médico. Aí sobra para Wendel, que é volante, mas tem jogado como lateral há muito tempo.

No domingo, o problema é que Wendel estava machucado e a alternativa foi escalar Tiago Martins, que é zagueiro e não mostrou muita aptidão para jogar correndo a partida inteira e cruzando bolas na área. Contra o Ituano ele errou as quatro tentativas que tentou.

Na esquerda, os números são um pouco melhores. Juninho é o jogador que tem o maior número de passes certos do campeonato inteiro, com 770. Seu reserva imediato é William Matheus, que não foi muito testado. Uma falha na derrota por 3 a 1 contra o Botafogo, no entanto, acabou manchando suas tentativas.

MEIO DE CAMPO

Os que mais atuaram como titulares são Marcelo Oliveira, Wesley e Valdivia. Os três conseguiram cumprir bem o seu papel. O primeiro é líder em desarmes da equipe e terceiro melhor em passes. O segundo é o que mais sabe cadenciar o jogo, com 30 viradas de jogos certas, o segundo que finaliza melhor, e empata com o chileno como o melhor driblador do time. O camisa 10, aliás, é o vice-artilheiro e tem recuperado a sua melhor forma física.

Para substituir os volantes, o Palmeiras conta com Eguren e França, que, quando entraram, não comprometeram. Há, ainda, Renato, Josimar e Bruninho como opções pouco testados.

Mas à frente, Bruno César chegou recentemente e luta para ter condições de jogo para poder ser opção com mais frequência para Gilson Kleina. Mendieta é outra opção que não consegue se firmar, assim como Felipe Menezes. Serginho e Marquinhos Gabriel tiveram alguma boa participação, mas não conseguiram se firmar após a lesão. Mazinho e Patrik Vieira, que são considerados pela equipe como meio-campistas, mais atuaram como atacantes abertos.

ATAQUE

Alan Kardec é a única unanimidade no setor. Artilheiro do campeonato por enquanto, com 9 gols, ninguém o contesta. Pelo contrário, o camisa 14 já chegou a ser cogitado na seleção brasileira. O grande problema é que ele não tem sombras.

Miguel e Rodolfo, que poderiam servir como referências, não conseguem convencer o técnico e, muitas vezes, nem conseguem ser relacionados.

Para compor o ataque, Kleina tem as opções de Vinícius e Leandro, que alternam bons e maus momentos com muita frequência. Patrik Vieira também tem atuado no setor. Diogo é outro que alternou bons e maus momentos e, atualmente, está fora por causa de lesão.