Topo

Santos repete 'blindagem de Neymar' para evitar declínio de Meninos da Vila

Assim como ocorreu com Neymar, novatos do Santos serão "blindados" em relação a exposição na mídia - Paulo Whitaker/Reuters
Assim como ocorreu com Neymar, novatos do Santos serão "blindados" em relação a exposição na mídia Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

01/04/2014 06h00

O Santos quer preservar a nova geração de Meninos da Vila e, por isso, decidiu “blindar” os jogadores lançados pelo técnico Oswaldo de Oliveira nesta temporada. O treinador recebeu o respaldo da diretoria para exigir que a assessoria de imprensa não convoque os novatos para as entrevistas coletivas pelo menos até a final do Campeonato Paulista.

Com isso, o Santos volta a adotar a mesma estratégia para “blindar” Neymar e Paulo Henrique Ganso nos últimos anos. Entre 2010 e 2012, período que a dupla mais brilhou com a camisa alvinegra, o clube proibiu as entrevistas exclusivas e passou a escalar suas estrelas com menos frequência para as entrevistas coletivas.

A diretoria santista, inclusive, criou um grupo para gerenciar a carreira de Neymar, hoje no Barcelona, da Espanha.

No caso de Ganso, o clube foi obrigado a minar o atleta, pois o meia desabafou e cobrou valorização em entrevista coletiva no inicio de 2011. Temendo que o atleta atacasse a diretoria novamente, o jogador nunca mais concedeu entrevista coletiva com a camisa santista. O meia só voltou a falar em coletivas no dia de sua despedida para o São Paulo, em 2012.

Neste ano, Oswaldo de Oliveira está insatisfeito com o “oba-oba” em torno da nova geração dos Meninos da Vila. O treinador reclamou do excesso de entrevistas concedidas pelos jovens atletas do Santos na semana passada e acredita que a alta exposição atrapalhou o desempenho deles na partida contra o Penapolense no último domingo. Internamente, o técnico acredita que os “pratas da casa” sentiram o peso da decisão com o time de Penápolis.

“Vou diminuir o assédio nesses meninos. O Geuvânio saiu chorando hoje (domingo), o Gabriel também não reeditou suas melhores partidas. A responsabilidade é minha. Vou pedir para a assessoria diminuir um pouco essas entrevistas. Um exemplo é o Kaká, no São Paulo, que voltou da Copa do Mundo fazendo muitas propagandas e dava entrevistas sempre”, afirmou Oswaldo.

O treinador, inclusive, reprovou as entrevistas dos atletas fora do clube e citou como exemplo o atacante Geuvânio, que marcou sete gols e aplicou onze assistências. A exposição do camisa 10 na mídia na semana passada incomodou bastante o comandante santista.

“O caveirinha virou Alan Delon. Mas isso é comigo, vou conversar com ele, essa parte é ilimitada e a gente precisa tomar providência”, disse.

A assessoria de imprensa do Santos já acatou a ordem de Oswaldo de Oliveira. Na última segunda-feira, Cicinho foi o escolhido para falar com a imprensa. Nesta terça, o atacante Rildo, reserva da equipe santista, concederá entrevista coletiva. Quarta e quinta os treinos serão fechados, sem atendimento a imprensa.