Topo

Ressaca do vice tem Santos com meninos em xeque e crise interna

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

14/04/2014 06h00

O Santos comemora seu aniversário de 102 anos de “ressaca” por causa da perda do título paulista para o modesto Ituano na decisão por pênaltis no último domingo, no estádio do Pacaembu. O vexame contra o time do interior coloca a nova geração de Meninos da Vila em xeque. Dirigentes e comissão técnica avaliam se os atletas mais jovens do time, casos de Gabriel Barbosa e Geuvânio, sucumbiram ao primeiro grande teste em suas carreiras.

“Elenco do Santos está em formação, eles têm elencos formados, têm jogadores de mais experiência e mais reconhecidos. Palmeiras fez 13 contratações. Corinthians outras tantas e já tinham uma base. Temos atletas experientes, mas muitos em formação. Estão ganhando experiência, aprendendo a jogar profissionalmente e por isso vamos pensar em enriquecer o elenco e dentro das necessidades”, disse Oswaldo após o fracasso na final.

Contra o Penapolense, na semifinal, o técnico Oswaldo de Oliveira reconheceu que os jovens sentiram a pressão de um jogo decisivo. Na ocasião, Geuvânio deixou o campo chorando. Gabigol já havia pedido desculpas à torcida santista após não marcar gols em partida na Vila Belmiro.

“Eles precisavam passar por essa experiência e passaram. O Geuvânio e o Gabriel chamaram atenção pelos gols marcados e porque houve ação midiática em cima deles. Não posso me reter aos dois. Foi uma experiência importante para todos e eles certamente tiraram proveito disso. Isso vai ajudar desenvolvimento da carreira”, disse o treinador.

A perda do título paulista também deixou rusgas entre os atletas e os dirigentes do Santos. Salários atrasados, premiações não definidas e, principalmente, a mudança do mando de jogo da Vila Belmiro para o Pacaembu na final do Paulistão, criaram uma crise interna no clube paulista.

O Santos disputou a final estadual com o pagamento dos direitos de imagem dos atletas atrasados. O mês de fevereiro, que vence em março, só foi pago na última quinta-feira após o clube receber o adiantamento das cotas de televisão de 2015. O UOL Esporte apurou que alguns dirigentes reclamaram que os atletas estavam de “cara feia” no CT Rei Pelé por causa da dívida.

Além do salário atrasado, os jogadores não engoliram a ausência da Vila Belmiro nas finais da competição. Em público, Oswaldo e os jogadores lamentaram o fato de não atuarem no alçapão santista contra o Ituano e, inclusive, chegaram a dizer que a melhor campanha da primeira fase não rendeu nenhuma vantagem ao Santos. O time de Oswaldo tem 100% de aproveitamento em seu estádio, com dez vitórias em dez jogos.

Nos bastidores, jogadores e membros da comissão técnica acreditam que os dirigentes do clube tinham o poder de escolher a Vila Belmiro como palco da grande decisão, e ressaltam que as finais do Paulista de 2011 e 2013 contra o Corinthians foram decididas na Vila Belmiro.

Segundo Blog do Perrone, sobrou uma rusga entre os líderes do grupo e o superintendente de futebol André Zanota, que foi cobrado por atrasos nas remunerações. Para os atletas, a direção demorou a dar explicações e esclarecer quando pagaria, precisando ser cobrada pelos jogadores, isso em plena decisão do Estadual. Por sua vez, a cartolagem alega que o atraso foi mínimo e que houve uma conversa normal entre Edu Dracena, como representante do grupo, e Zanota.