Topo

Sem estrelas, Ituano deu aula de futebol e economia aos grandes de SP

Do UOL, em São Paulo

14/04/2014 06h00

O título do Ituano conquistado domingo mostrou aos grandes do estado que não é preciso um elenco milionário para ser campeão.

Todos os jogadores rubro-negros custam aos cofres do clube cerca de R$ 350 mil por mês. Só para comparar, o salário de Leandro Damião, atacante santista que foi nulo na decisão, é de R$ 1 milhão mensais.

O meio-campista Marcinho, que já passou por grandes de São Paulo, tocou nesse assunto após a conquista rubro-negra. “O futebol brasileiro não é só dinheiro, não é só status”, ele disse ainda no gramado do Pacaembu.

“A equipe demonstrou que com um orçamento de pés no chão dá pra fazer grandes coisas.”

Entre as “grandes coisas” feitas pelo Ituano em 2014 está o fato de ter eliminado um por um todos os gigantes do estado.

Os primeiros a sofrer foram os corintianos, que na penúltima rodada da fase de grupos, choraram a vitória do time de Itu sobre o São Paulo: o resultado ajudou a eliminar o Corinthians precocemente.

Na fase decisiva, depois de superar o Botafogo em Ribeirão Preto nos pênaltis, o Ituano não se intimidou diante de um Pacaembu lotado e tirou também o Palmeiros do campeonato.

E foi assim que o time do técnico Doriva chegou à decisão com o Santos, surpreendendo os rivais no primeiro jogo com uma vitória por 1 a 0.

Na partida decisiva, eles seguraram uma derrota pelo mesmo placar, levaram para os pênaltis e conquistaram um título inédito: o primeiro Paulista sem asterisco, com a participação de todos os grandes*.

*Em 2002, o Ituano já havia sido campeão estadual, mas em um torneio do qual não participaram os maiores clubes paulistas, que disputavam ao mesmo tempo o torneio Rio-São Paulo.