Topo

Ele é especialista em ganhar com pequenos. E inspirou o Ituano via Whatsapp

Meia Marcinho foi campeão paulista com Ituano e São Caetano  - Divulgação/Atlético-PR
Meia Marcinho foi campeão paulista com Ituano e São Caetano Imagem: Divulgação/Atlético-PR

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

15/04/2014 09h26

Nas últimas 80 edições do Campeonato Paulista, apenas quatro times de menor expressão foram campeões. E o meia Marcinho se orgulha de ser o único jogador a ser campeão duas vezes de São Paulo por times pequenos diferentes. No domingo, o atleta faturou a taça com o Ituano. Dez anos antes, ele já havia levantado o troféu representando o São Caetano.

Ao UOL Esporte, Marcinho revela que usou experiência anterior e enviou mensagens via Whatsapp (aplicativo de celular para comunicação) aos jogadores do Ituano durante a reta final. Nas mensagens, o meia destacou o quanto representaria derrubar os grandes na história de cada atleta.

O conteúdo foi enviado pelo celular às vésperas do começo da fase de mata-mata, contra o Botafogo-SP, já prevendo duelos contra os grandes nas etapas seguintes.

“Eu busquei vídeos de comemoração do meu título com o São Caetano e mandei para o grupo do Ituano no Whatsapp. Essa ideia foi para passar a eles o valor de um título na carreira deles. Há 10 anos que sou lembrado no São Caetano por aquele título. Se você quiser fazer história, vão lembrar se você ganhar apenas. No Brasil, só os campeões são lembrados”, diz.

No jogo final contra o Santos, domingo, no Pacaembu, Marcinho teve participação importante na conquista da equipe de Itu. Ele converteu uma das cobranças de penalidade.

Papa-títulos de Paulistão com times menores, Marcinho, curiosamente, não teve o mesmo rendimento atuando por Corinthians e Palmeiras. No currículo, o meia coleciona estaduais com Cruzeiro e Atlético-PR, além de taças no Japão e Arábia.

Para Marcinho, títulos por clubes menores têm sabor especial. Além do Ituano, conseguiram a façanha de ser campeões paulistas o São Caetano, Bragantino e Inter de Limeira, frustrando os grandes de São Paulo.

“Já ganhei com Cruzeiro e Atlético-PR. Foi legal. Mas não é para qualquer um ser campeão duas vezes do torneio estadual mais difícil do país. Os obstáculos são maiores. A estrutura e o custo do Ituano eram menores, mas  dá gosto de ver quando se consegue superar rivais mais ricos em razão de um trabalho coletivo bem traçado. Isso foi o Ituano”, definiu Marcinho, cujo contrato com o time de Itu se encerra neste semestre.