Topo

Por que um vídeo emocionou tanto os jogadores do Ituano? Eles contam

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

15/04/2014 11h00

Um dia depois da maior conquista de sua história, o Ituano divulgou o vídeo motivacional exibido pela comissão técnica aos jogadores antes da final contra o Santos. Aos berros, um narrador repetia a frase “Quem sou eu?” e mensagens motivacionais, que eram intercaladas com gravações de jornalistas e jogadores questionando o time interiorano. Por que o vídeo, tão peculiar, chamou tanto a atenção dos atletas?

“Mexeu muito com a gente. Me fez chorar minutos antes de entrar em campo. Tocava na alma, me fazia lembrar a minha infância, as dificuldades”, disse Rafael Silva, atacante do time campeão, na festa de premiação dos melhores do Paulistão. 

“É engraçado. Ali no crédito eles faziam uma pergunta que a gente não sabia responder. Nosso time não entrava em campo tanto no espírito de ser campeão. Era mais o Gercimar [meia reserva do Ituano], que sempre tinha essa pegada. Aí deu motivação, a gente entrou com muita vontade”, disse Dick, lateral titular do time do técnico Doriva.

O vídeo foge do que é comum em filmes do tipo. A peça que foi divulgada à imprensa não continha falas emocionadas de familiares ou um discurso mais inflamado do treinador ou capitão. Era, na verdade, uma provocação ao elenco rubro-negro.

O narrador, que dividia a atenção com uma trilha sonora de tons épicos, falava em afirmação, resposta e guerra. Contra quem? Os críticos da equipe, representados no vídeos por jornalistas e até rivais, como o santista Cícero, que trataram o Ituano como zebra.

“A gente gostou bastante. Já tinham tido vídeos com o mesmo narrador nos jogos anteriores. Tinham falado muita coisa, a gente ficou quieto e respondeu em campo”, disse Anderson Salles, zagueiro da equipe.