Topo

Pato dá show, marca três e São Paulo vence a segunda contra Capivariano

Do UOL, em São Paulo

04/02/2015 21h21

A noite desta quarta-feira, no Pacaembu, foi de Alexandre Pato. Depois de ouvir de Muricy Ramalho que ganharia uma chance na última sexta-feira, o camisa 11 viu o técnico cumprir a palavra e correspondeu como poucos: marcou três gols e deu uma assistência na vitória por 4 a 2 sobre o Capivariano.

O jogo teve sinais animadores para o torcedor são-paulino: durante a maior parte do jogo, o time tricolor apresentou um futebol ofensivo e envolvente: o placar poderia ter sido mais elástico. Além de Pato, Ganso, Maicon e Michel Bastos tiveram boas atuações. No segundo tempo, vacilos defensivos apareceram, e os comandados de Muricy acabaram sofrendo dois gols.

Com a vitória, o São Paulo chega a seis pontos no Paulistão, e fica na liderança do Grupo 1. Pelo futebol apresentado, o Capivariano já dá sinais de que lutará contra o rebaixamento - com a segunda derrota, está no quarto lugar do Grupo 4.

Fases do jogo: O São Paulo começou o jogo aplicando um verdadeiro bombardeio, que durou praticamente todo o primeiro tempo. Maicon, Bruno, Ganso, Michel Bastos e Pato estavam todos muito bem na partida, se movimentando e criando chances de gol.

Logo no comecinho, o camisa 11 recebeu bom passe de Kardec, driblou o goleiro mas acertou a trave. O poste, aliás, voltou a salvar o Capivariano aos 15 minutos, em uma cabeçada de Maicon.

Os dois gols da primeira etapa saíram em belas jogas trabalhadas, muito parecidas: a primeira, aos 35, teve passe de Maicon, cruzamento de Michel Bastos e conclusão de Pato, sem goleiro; na segunda, quatro minutos depois, passe de Ganso, cruzamento de Maicon e, outra vez, Pato.

Os visitantes tentaram agredir na volta do intervalo, mas foram castigados rapidamente: nove minutos de bola rolando, Reinaldo enfiou para Pato, que rolou para Kardec, outra vez sem goleiro, mandar para as redes.

O São Paulo continuou apertando e pressionando: teve um golaço de Ganso, encobrindo o goleiro, anulado, e outro de Pato. Em um lance espírita, porém, o Capivariano diminuiu: William Favone arriscou do meio da rua, a bola desviou em Lucão e enganou Rogério.

A noite, porém, era de Pato: em bonita jogada individual, o atacante marcou o quarto gol são-paulino e seu terceiro no jogo, tocando na saída de Douglas. 

Everton Dias ainda descontou para os visitantes, em outro lance de fora da área: Everton Dias acertou uma bomba, cruzada, sem chances para Ceni. 4 a 2. 

O melhor: Pato (São Paulo). Movimentação, três gols, uma assistência. O camisa 11 ganhou uma chance e aproveitou como poucos. Na semana passada, Muricy disse que acreditava no atacante, que não sairia mais do time quando entrasse. Aparentemente, estava certo.

O pior: Régis (Capivariano). Lateral direito do time visitante, levou um verdadeiro baile na defesa. Michel Bastos deu muito trabalho no seu setor, e Reinaldo também apareceu bem no jogo. O domínio foi total do São Paulo – o lado direito também foi explorado, mas a esquerda foi palco de mais chances.

Chave do jogo: meio de campo São Paulo. O time tricolor envolveu completamente o adversário com as trocas de passes no meio de campo. Ganso, Maicon, Michel Bastos, todos estavam em boas noites. A precisão nos passes estava tão afiada que saíram três gols sem goleiro.

Toque dos técnicos: Muricy não mudou muito a forma de jogar do time, mas acertou ao manter Maicon, mesmo com a volta de Ganso, e ao colocar Pato. O time jogou em um misto de 4-4-2 com 4-2-3-1 - Michel passou a maior parte do tempo pela esquerda, com Pato, e às vezes Kardec caindo pelo lado direito. Os passes de Maicon e Ganso envolveram completamente o Capivariano de Ivan Baitello, que não conseguiu nem atacar nem se defender com eficiência - marcou dois gols em chutes de fora da área. 

Para lembrar:

Cadê o goleiro? O São Paulo marcou seus gols em jogadas trabalhadas. Em três ocasiões, tudo o que os atacantes precisaram fazer foi rolar as bolas para as redes; Douglas nem saiu na foto.

Soldado. Pato mostrou que merece lugar no time, e comemorou os gols batendo continência. Na saída para o intervalo, se definiu como um "soldado da torcida são-paulina".

Vacilos. Com o jogo decidido, o São Paulo vacilou e deu alguns espaços. Acabou sofrendo dois gols, e até ouvindo algumas vaias da torcida.

Jogo limpo. A partida foi limpa - não teve nenhum cartão amarelo.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO X CAPIVARIANO

Data: 04 de fevereiro de 2015 (quarta-feira)
Local: estádio do Pacembu, em São Paulo (SP)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Daniel Luis Marques
Gols: Pato, 35’/1ºT (1-0); Pato, 39’/1ºT (2-0); Kardec, 9’/2ºT (3-0); Willian Favone, 21'/2º T (3-1); Pato, 22'/2º (4-1); Everton Dias, 25'/2º T (4-2).

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Bruno, Toloi (Edson Silva), Lucão e Reinaldo; Denilson e Maicon, Ganso e Michel Bastos; Kardec (Jonathan Cafu) e Pato (Luis Fabiano)
Técnico: Muricy Ramalho

CAPIVARIANO: Douglas; Régis, Fernando Lombardi, Marllon e Hélio; Everton Dias, Wigor (Rodolfo), Ailton e Antonio Flávio (Willian Favone); Franci e Willen
Técnico: Ivan Baitello