Topo

Corinthians diz que vai à Justiça para defender clássico com duas torcidas

Presidente do Corinthians, Mário Gobbi foi contra medida da FPF e ameaçou ir à Justiça - Reprodução
Presidente do Corinthians, Mário Gobbi foi contra medida da FPF e ameaçou ir à Justiça Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/02/2015 21h27

O Corinthians anunciou, em nota oficial, que tomará medidas legais para defender o direito da sua torcida de comparecer aos clássicos jogados na casa dos rivais. O comunicado, divulgado no site oficial do clube, é uma resposta à decisão da FPF (Federação Paulista de Futebol), anunciada na tarde desta quinta, que determinou que só palmeirenses poderão ir ao dérbi do próximo domingo, no Allianz Parque.

"O Corinthians é, foi e sempre será favorável à presença das torcidas das duas equipes nas partidas de futebol. Qualquer medida em sentido contrário atenta contra a própria razão de existir do esporte", disse a nota oficial do Corinthians.

A decisão da FPF foi anunciada nesta quinta após dias de negociação. O Ministério Público orientou a entidade e os clubes envolvidos que só os torcedores do time da casa fossem autorizados a comparecer ao clássico. Chegou a ameaçar processar as partes envolvidas caso não fosse atendido, sob o argumento de que duas torcidas seria um risco para a segurança do evento.

"A recomendação em questão é discriminatória e casuísta, pois relata em seus considerandos episódios lamentáveis de violência que infelicitam nosso futebol há anos, cita promessas de vingança e retaliação entre torcedores ocorridas pelas redes sociais [o que acontece desde que as redes sociais foram criadas], mas recomenda torcida única apenas para os jogos entre Corinthians x Palmeiras, por prazo indeterminado", disse o Corinthians.

Além do clássico do Allianz Parque, a medida conjunta de MP e FPF também atingiu o Itaquerão. Por conta da decisão desta quinta, o estádio também não poderá receber torcedores do Palmeiras quando a casa alvinegra for o palco do clássico.

Leia a nota oficial completa:

"O Sport Club Corinthians Paulista vem a público repudiar a recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, acatada pela Federação Paulista de Futebol, no sentido de que a partida entre Sociedade Esportiva Palmeiras e Sport Club Corinthians Paulista, designada para o próximo dia 08/02/2015, seja realizada permitindo-se apenas a entrada de torcedores do clube mandante.

O Corinthians é, foi e sempre será favorável à presença das torcidas das duas equipes nas partidas de futebol. Qualquer medida em sentido contrário atenta contra a própria razão de existir do esporte.

A recomendação em questão é discriminatória e casuísta, pois relata em seus considerandos episódios lamentáveis de violência que infelicitam nosso futebol há anos, cita promessas de vingança e retaliação entre torcedores ocorridas pelas redes sociais (o que acontece desde que as redes sociais foram criadas), mas recomenda torcida única apenas para os jogos entre Corinthians x Palmeiras, por prazo indeterminado.

Se o Poder Público não consegue conter e combater os torcedores violentos - estes sim os que deveriam ser afastados dos estádios - não é determinando a realização de partidas com torcida única que o problema será resolvido.

Dessa maneira, o Corinthians torna público que tomará todas as medidas cabíveis para garantir os seus direitos e os direitos de seus torcedores, inclusive junto ao Poder Judiciário."