Topo

Torcida do Palmeiras e PM entram em confronto na entrada do estádio

Danilo Lavieri e Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

08/02/2015 16h05

O entorno do Allianz Parque virou uma praça de guerra uma hora antes do início do clássico entre Palmeiras e Corinthians.

A Polícia Militar lançou bombas de efeito moral e gás de pimenta contra torcedores organizados do Palmeiras, que atiravam de volta pedras, garrafas e até cadeiras. Bares da região foram destruídos. É difícil saber qual foi o estopim da confusão.

Um grupo de torcedores quebrou um portão do estádio e ameaçou invadir. Torcedores que nada tinham a ver com a confusão diseram que as cenas são de terror. No meio do fogo cruzado, havia crianças e famílias.

No auge do confronto, a polícia teve de usar tropa de choque para liberar a av. Turiassu, onde estava a maior aglomeração.

Antes do conflito ficar maior, a Polícia Militar já havia disparado bombas de efeito moral para separar torcedores de Corinthians e Palmeiras que ameaçavam se agredir na entrada do Allianz Parque.

Em resposta, torcedores do Palmeiras lançaram garrafas de cerveja e pedras contra a PM, que respondeu com mais bombas.

Dentro do estádio também houve confusão entre torcedores alviverdes e policiais no momento em que a polícia tentou isolar os corintianos do restante.

Imagens também mostraram corintianos brigando entre si nas arquibancadas do Allianz.

No entorno, a PM armou grade de proteção para impedir que as duas torcidas se encontrem, mas elas tentaram pular essa barreira para brigar quando se encontraram na entrada.

Funcionários do estádio disseram que quem tentou pular a barreira foram os corintianos da organizada Gaviões da Fiel, que são escoltados pela PM até as arquibancadas. Outras testemunhas disseram que foram os palmeirenses os que tentaram agredir os rivais.

Um pouco mais cedo, torcedores do Palmeiras destruíram o carro da rádio Jovem Pan, que se dirigia ao estádio para a cobertura do clássico. Ninguém ficou ferido.

Torcida única

Esse é mais um capítulo do clima hostil entre as torcidas para o clássico desta tarde, que foi marcado pela polêmica sobre a possibilidade de contar apenas com palmeirenses.

Essa era a vontade da diretoria do Palmeiras, que tinha o apoio do Ministério Público, mas o Corinthians pressionou e conseguiu revogar a decisão.

Dentro do estádio, os cerca de 1.600 corintianos ficarão isolados por uma grade de proteção que impedirá até contato visual com os rivais. De acordo com a Polícia Militar, o esquema de isolamento fez com que até 8 mil lugares fossem inutilizados no estádio.

*Crédito do vídeo: Ricardo Estelles, via Instagram