Topo

Santos coleciona 'traidores' em 2015. E volta ao passado para bater o 1º

Leandro Amaral/ABCDigipress
Imagem: Leandro Amaral/ABCDigipress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

11/02/2015 12h00

Edu Dracena no Corinthians, Arouca e Aranha no Palmeiras, além de Paulo Henrique Ganso no São Paulo. Nos bastidores da Vila Belmiro, todos são tratados como traidores e, inclusive, tiveram suas imagens apagadas no muro do CT Rei Pelé. Nesta quarta-feira, o Santos enfrenta o primeiro deles nesta temporada – Ganso, no clássico contra o São Paulo, na Vila Belmiro.

Para iniciar a saga contra os “traidores”, o Santos volta ao passado. Ricardo Oliveira ganhou a posição de Thiago Ribeiro e está confirmado no ataque ao lado de Robinho. Com isso, três jogadores que fizeram sucesso no clube há 13 anos iniciarão o jogo contra o São Paulo. Além de Oliveira e Robinho, o volante Renato também é titular.

No segundo tempo, como ocorreu nas três primeiras rodadas do Paulistão, o meia Elano será o quarto jogador que fez história no Santos entre 2002 e 2004 que estará em campo para ajudar a equipe santista bater o time de Ganso e companhia.

“Paulo Henrique Ganso é um grande jogador, de seleção, desejo tudo de melhor a ele. Quero o verele brilhando na seleção, mas amanhã [quarta-feira] o quero bem devagar. Sabemos da dificuldade de jogar, é um time com grandes jogadores”, afirmou Robinho.

Em 2013, quando enfrentou o Santos pela primeira vez, Ganso encarou um clima bastante hostil na Vila Belmiro. Os torcedores chegaram ao local com gritos xingando o jogador, e ofensas em faixas. Uma delas, armada na sede de uma torcida organizada do clube ao lado da Vila exibia a figura de um cisne ao lado de uma nota de R$ 100. A faixa, inclusive, foi interpretada como homofóbica pela Polícia Militar que impediu o acesso ao estádio.

Durante o jogo, Paulo Henrique Ganso teve que suportar as faixas de protestos e as vaias sempre que tocava na bola. O camisa 10 deve encarar a mesma pressão no duelo desta quarta-feira.  Ganso trocou o Santos pelo rival São Paulo por cerca de R$ 24 milhões em setembro de 2012.

Além de Ganso, mais quatro atletas, no mínimo, devem encarar um clima hostil quando voltarem ao alçapão santista – Edu Dracena, Aranha, Arouca e Mena. Os três primeiros devem sofrer mais porque trocaram o Santos pelos rivais paulistas.

O reencontro de Arouca com a torcida do Santos ocorrerá no dia 11 de março, na Vila Belmiro. Além de deixar a equipe santista para atuar no Palmeiras, o volante acionou o clube na Justiça após declarar que jamais faria isso. Depois, o atleta desistiu da ação e fez acordo para rescindir o contrato. Já Edu Dracena pode enfrentar o Santos somente no dia 5 de abril. O atleta deve sofrer menos que Ganso e Arouca, pois o duelo ocorre na Arena Corinthians.