Topo

Com dois pênaltis, Corinthians derrota Botafogo-SP no Itaquerão

Do UOl, em São Paulo

14/02/2015 18h52

O Corinthians criou chances no primeiro tempo, controlou a maior parte do jogo mas precisou de dois pênaltis para derrotar o Botafogo-SP neste sábado, no Itaquerão, pelo Campeonato Paulista. Em um jogo marcado pela arbitragem confusa, o alvinegro teve um pênalti inexistente marcado ao seu favor, cedeu o empate em um lance de pane defensiva, mas marcou o segundo, outra vez de pênalti. 2 a 1.

De positivo para os corintianos, ficou o primeiro jogo como titular de Cristian: o volante se movimentou bem, marcou e mostrou qualidade nos passes. Vagner Love também entrou na segunda etapa, e teve uma boa chance de marcar, mas não aproveitou.

Com a vitória, o Corinthians vai a nove pontos no Grupo 2, e mantém posição confortável: tem um jogo a menos por ter disputado a pré-Libertadores.

O Botafogo-SP também faz boa campanha no Paulistão: tem os seis pontos, mas já disputou cinco partidas.

Fases do jogo: Mesmo jogando com apenas Petros de meia, o Corinthians criou muito no primeiro tempo. Cristian foi bem, marcando e alimentando o ataque com boas enfiadas de bola: os homens de frente, porém, estavam com a pontaria descalibrada.

O colombiano Mendoza perdeu duas oportunidades inacreditáveis. Na primeira, após belo passe de Cristian, escorregou na hora de chute. Na segunda, bateu em cima de Renan Rocha, depois de receber livre dentro da área.

Edu Dracena acertou o travessão, em cabeçada após escanteio; Guerrero repetiu a dose após jogada de Mendoza dentro da área, mas estava impedido. Petros, na pequena área, acabou afastando sem querer um cruzamento de Edilson.

Se estava difícil com a bola rolando, veio uma ajudazinha do árbitro: Guerrero subiu para disputar bola aérea na área, e Marcelo Prieto Alfieri marcou um pênalti inexistente. Dessa vez, não teve escapatória: Fábio Santos bateu com categoria, abrindo o placar aos 42 minutos da primeira etapa.

Na volta para o segundo tempo, o Botafogo encontrou um gol: em cobrança de lateral longa, a defesa falhou e Rodrigo Andrade recebeu sozinho, dentro da área, para tocar para as redes.

O Corinthians voltou ao ataque: Guerrero quase marcou após passe de Luciano, mas a bola passou raspando no travessão.

O jogo deu uma esfriada, com as chances diminuindo bastante. A torcida só fez barulho quando viu Tite mandar Vagner Love para o aquecimento. O atacante entrou, teve uma boa chance.

Nos acréscimos da segunda etapa, outro pênalti, outra vez em Guerrero. Desta vez foi pênalti mesmo. Fábio Santos bateu, de novo com categoria e marcou. Os jogadores do Botafogo-SP reclamaram muito, mas saíram de campo derrotados.

Melhor: Cristian. Caiu de produção no final do jogo, mas mostrou que pode contribuir muito com o time. Deu uma enfiada de bola perfeita desperdiçada por Mendoza, marcou, ajudou com passes no meio de campo e participou bastante do jogo.

Pior: O árbitro. Marcou um pênalti inexistente em Guerrero. Deu lateral para o Corinthians, o Botafogo não ouviu, cobrou e ficou por isso. Também poderia ter expulsado Edilson, que deu entrada por trás, duríssima em Wesley.

Toque dos técnicos: Tite mostrou que nem sempre a criação passa por um camisa 10 clássico. Com Cristian, Bruno Henrique e Petros no meio, o time encontrou várias chances, apostando em Guerrero e no rápido Mendoza, mas a finalização não estava boa. A defesa, segura na maior parte do tempo, teve falhou feio no começo do segundo tempo. O Botafogo do treinador Alexandre Ferreira passou a maior parte do jogo acuado, sem incomodar o gol de Walter. Se segurou como foi possível, e achou um gol em cobrança de lateral.

Para lembrar:

Susto:o colombiano Mendoza foi disputar uma bola na lateral, acabou deslizando e atingindo uma fotógrafa do lado de fora do gramado. A profissional recebeu atendimento médico, mas não se machucou.

Que beleza: Mendoza teve uma das melhores chances do jogo, mas acabou escorregando, e finalizando de forma bisonha.

Perda difícil: Guerrero relembrou a torcida corintiana que fará falta no clássico. Não fez grande partida, mas sofreu o pênalti, acertou a trave e procurou bastante o jogo.

Estreia: Vagner Love entrou na segunda etapa, se movimentou e teve uma chance.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X BOTAFOGO-SP
Data:
14/02/2015
Horário: 17h
Local: Estádio Itaquerão, em São Paulo (SP)
Árbitro: Marcelo Prieto Alfieri
Assistentes: Alex Alexandrino e Fernando Afonso Gonçalves de Melo
Cartões amarelos: Edu Dracena, Cristian, Yago, Edilson, Fábio Santos (Corinthians); Luciano Sorriso, André Rocha, Bruno Costa, André Santos (Botafogo)
Gols: Fábio Santos, 42'/1ºT (1-0); Rodrigo Andrade, 1'/2º (1-1); Fábio Santos, 46'/2º (2-1)

CORINTHIANS:
Walter, Edílson (Jadson), Yago, Edu Dracena e Fábio Santos; Bruno Henrique, Cristian e Petros; Luciano (Vagner Love), Guerrero e Mendoza (Malcom).
Técnico: Tite

BOTAFOGO-SP:
Renan Rocha; Gimenez, Halisson, Eli Sabiá e Dênis (Bruno Costa); André Rocha, Luciano Sorriso, Rodrigo Andrade e Zé Roberto (André Santos); Wesley e Giancarlo (Isaac)
Técnico: Alexandre Ferreira