Topo

Portuguesa leva vantagem sobre o Santos quando o jogo é dentro do Pacaembu

Santos e Portuguesa já se enfrentaram 239 vezes; Alvinegro leva vantagem - Leandro Moraes/UOL
Santos e Portuguesa já se enfrentaram 239 vezes; Alvinegro leva vantagem Imagem: Leandro Moraes/UOL

Do UOL, em São Paulo

21/02/2015 06h00

Com o Canindé ainda interditado, o Pacaembu será palco do jogo entre Portuguesa e Santos, marcado para este domingo, às 16h (de Brasília), pela sexta rodada do Campeonato Paulista. E dentro do Paulo Machado de Carvalho, quem leva a vantagem nos confrontos diretos é a equipe rubro-verde.

Até hoje, Portuguesa e Santos já se enfrentaram 44 vezes no Pacaembu. Foram 17 vitórias da Portuguesa, 16 do Santos e 11 empates.

No geral, porém, a equipe alvinegra leva a melhor de longe. São 239 jogos já disputados entre as equipes, com 113 vitórias do Santos e apenas 67 da Lusa, além de 59 empates.

Mas apesar da desvantagem diante da Portuguesa no Pacaembu, o Santos costuma se dar bem no palco do jogo deste domingo. Dentro dele, já disputou 493 partidas e venceu 210 delas. Perdeu 151 e empatou 132 vezes.

E não é só o duelo deste domingo que o Santos jogará dentro do Pacaembu. Logo na sequência do Paulistão, contra o Linense, dia 1º de março, os comandados de Enderson Moreira voltarão ao Paulo Machado de Carvalho, desta vez como mandantes.

Mandar partidas na capital paulista e em cidades do interior, aliás, foi uma das promessas do presidente Modesto Roma, que vai cumprindo-a neste início do ano. A ideia é atender aos sócios que não moram na Baixada Santista.

O Santos só volta à Vila Belmiro no dia 11 de março, em clássico contra o Palmeiras. Antes disso, ainda vai ao interior encarar o Botafogo-SP em Ribeirão Preto, no estádio Santa Cruz.