Topo

Calor, campo e o atual campeão. Por que Corinthians celebrou empate em Itu

Do UOL, em São Paulo

22/02/2015 18h26

O Corinthians empatou com o Ituano por 1 a 1 neste domingo (22), em Itu, e deixou de ter 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista. Ainda assim, nenhum jogador da equipe alvinegra lamentou demais após o término da partida no estádio Noveli Júnior. Calor, gramado e até o retrospecto recente do rival serviram como alentos para o elenco comandado pelo técnico Tite.

“A gente sentiu um pouco o gramado, que estava pesado. O Ituano também fez um bom jogo, mesmo que a gente tenha saído na frente. Eles são os atuais campeões paulistas, e a gente não pode menosprezar o ponto conquistado fora de casa”, disse o lateral esquerdo Uendel à rádio “CBN”. “A gente tinha condição de ganhar aqui hoje [domingo], mas a tabela favorece”, completou.

Com o empate, o Corinthians perdeu a liderança do Grupo B do Campeonato Paulista. O time da capital agora tem dez pontos em quatro partidas, com sete gols marcados e apenas dois sofridos. O topo da chave é da Ponte Preta, que acumulou 11 pontos em seis partidas.

“Foi difícil jogar com tanto calor. Tivemos algumas chances e tentamos até o fim, mas não conseguimos. Estamos invictos ainda, e é preciso valorizar isso”, disse o meio-campista Petros.

“Poderíamos ter saído com um resultado positivo, mas um empate fora de casa não é mau resultado. Ainda mais por ter acontecido aqui em Itu, onde sabemos que é muito difícil de jogar. Enfrentamos o atual campeão paulista, numa partida com muito calor, e o time se portou muito bem”, avaliou o atacante Vagner Love, que entrou no segundo tempo.

Antes do início da partida, o técnico Tite chegou a prever que o segundo tempo seria afetado pelo forte calor de Itu. No entanto, ao contrário dessa projeção, o ritmo de Ituano x Corinthians foi mais intenso na etapa final. Sobretudo por causa de uma mudança de postura da equipe mandante, que teve as melhores chances para vencer.

“O gramado é pesado e não nos dá a melhor condição de jogo”, disse o lateral direito Edilson. “Mas mesmo com esse empate, a equipe toda está de parabéns”.

O curioso é que em nenhuma resposta os jogadores do Corinthians citaram como justificativa o fato de o time alvinegro ter poupado titulares neste domingo. Da formação que havia sido titular na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, em partida válida pela Libertadores, apenas Cássio foi mantido.