Topo

Reservas só empatam com Ituano, e Corinthians deixa de ter 100% no Paulista

Do UOL, em São Paulo

22/02/2015 17h55

Acabou a campanha perfeita do Corinthians no Campeonato Paulista. Jogando com reservas - o técnico Tite decidiu poupar os titulares por causa do desgaste causado pela estreia na fase de grupos da Copa Libertadores -, o time alvinegro não passou de um empate por 1 a 1 com o Ituano neste domingo (22), em Itu. Cristian, que voltou ao Parque São Jorge nesta temporada, marcou pela primeira vez em sua segunda passagem pela equipe da capital.

Em sua primeira apresentação depois da vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, em Itaquera, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, chamou atenção a diferença de intensidade do Corinthians. Em nenhum momento do jogo o time visitante conseguiu encurralar o Ituano - ao contrário, sofreu pressão na segunda metade da etapa final.

Com o resultado, o Corinthians tem agora dez pontos em quatro jogos e caiu para o segundo posto do Grupo B do Campeonato Paulista - foi ultrapassado pela Ponte Preta, que tem 11 pontos e dois jogos a mais. O Ituano, com nove, ultrapassou o Red Bull Brasil e chegou ao terceiro posto do Grupo A.

Fases do jogo: Antes do início da partida, em entrevista coletiva, o técnico Tite foi questionado sobre quanto o calor afetaria o andamento do confronto. "Talvez no segundo tempo. O primeiro vai ser mais acelerado", respondeu o comandante do Corinthians.

O que se viu em campo, contudo, foi uma enorme negação da teoria de Tite. Ituano e Corinthians fizeram um duelo extremamente lento no primeiro tempo, com dificuldade para fazer a transição entre defesa e ataque e muitos passes errados. "O calor interferiu. Está muito pesado. E também não dá para jogar com a bola no chão porque o gramado é diferente do que estamos acostumados", justificou o meio-campista alvinegro Petros.

Nesse cenário, ainda que o Corinthians tenha ficado mais com a bola, e trocado passes com liberdade, o primeiro tempo foi extremamente pobre. Foram apenas quatro finalizações da equipe visitante (só uma no alvo) e nenhuma do Ituano.

O clima do jogo só mudou no início do segundo tempo, quando o Ituano tentou adiantar a marcação. O Corinthians soube aproveitar os espaços deixados às costas do meio-campo da equipe da casa e teve boa chance com Uendel logo aos 4min. Ricardinho respondeu aos 6min, após lançamento rasteiro de Cristian. Era um ritmo bem mais intenso.

A intensidade também incluiu mais participação dos laterais do Corinthians. Depois da jogada ofensiva de Uendel, Edilson apareceu pela primeira vez no campo de ataque aos 15min. Ele recebeu passe dentro da área, jogou para o fundo e foi derrubado, em pênalti que Cristian converteu para abrir o placar.

Depois disso, porém, o Corinthians arrefeceu. O Ituano seguiu com mais intensidade e criou pelo menos duas boas oportunidades até que Jheimy, que havia acabado de entrar, aproveitou um contragolpe e completou de cabeça um cruzamento de Clayson para empatar aos 23min.

O gol foi apenas um exemplo de um momento em que o Ituano tinha domínio da partida. A equipe da casa tinha mais velocidade do que o Corinthians - pelos lados do campo, principalmente. Tite tentou mudar o Corinthians colocando Luciano (no lado direito) e Vagner Love (no comando do ataque), mas em nenhum momento a equipe da capital conseguiu profundidade.

Em vez disso, o fim do jogo foi favorável ao Ituano. Depois do empate, a equipe da casa mostrou estar muito mais perto do segundo gol do que o Corinthians.

O melhor: Misael. O meio-campista do Ituano foi um dos principais artífices da pressão que a equipe da casa conseguiu fazer no Corinthians durante o segundo tempo. Dinâmico, soube marcar e oferecer opções no campo de ataque.

O pior: Malcom. Escalado no lado direito, o camisa 21 do Corinthians foi figura apática enquanto esteve em campo. Além de ter errado praticamente todas as tentativas de jogadas individuais, o atacante falhou em passes longos e não conseguiu sequer dar velocidade ao time.

Chave do jogo: A mudança de postura do Ituano. No primeiro tempo, o time da casa aceitou o ritmo lento proposto pelo Corinthians e não produziu praticamente nada no campo ofensivo. A situação mudou depois do intervalo, e a equipe do interior mostrou muito mais intensidade.

Toque dos técnicos: A proposta de Tite para o Corinthians neste domingo teve pouco mais de 20 minutos para ser colocada em prática. Foi esse o tempo que o time visitante jogou até a lesão de Bruno Henrique, que foi substituído por Danilo.

A partir da troca, Petros passou a jogar como volante. O Corinthians ganhou posse de bola e criatividade, mas perdeu dinamismo. Tite chegou a inverter Malcom e Mendoza no primeiro tempo, mas não conseguiu aproveitar a velocidade pelos lados. Com isso, o time visitante só abriu o placar numa bola parada.

No Ituano, Tarcisio Pugliesi mudou a postura da equipe no segundo tempo. Os mandantes adiantaram as linhas de marcação, e o Corinthians teve bem mais dificuldade para sair jogando. O gol de Jheimy, aliás, nasceu em um contragolpe após erro de Petros.

Para lembrar:

Departamento médico I. Titular neste domingo, o lateral esquerdo Uendel deve seguir como principal opção do Corinthians para o setor durante os próximos 45 dias. É essa a previsão que o departamento médico da equipe alvinegra tem para afastamento de Fabio Santos, dono da posição, que passará por uma intervenção cirúrgica na próxima segunda-feira (23). "Ele não sabe bem em que lance aconteceu, mas teve um problema no jogo contra o São Paulo [vitória por 2 a 0 no dia 18 de fevereiro, em Itaquera, pela Copa Libertadores]", explicou Ivan Grava, médico do clube.

Departamento médico II. O Corinthians ainda pode ter outro problema para os próximos jogos. O volante Bruno Henrique, que foi titular contra o Ituano, saiu ainda no primeiro tempo porque sofreu uma luxação no cotovelo esquerdo. Ele foi atendido ainda nos vestiários do estádio Noveli Júnior, em Itu, e encaminhado para um hospital próximo. A avaliação inicial é que não houve nada grave.

De volta. O gol deste domingo foi o primeiro de Cristian com a camisa do Corinthians desde que ele voltou ao clube alvinegro. Ele havia balançado as redes oito vezes na passagem anterior pela equipe paulista.

De pênalti. Com o pênalti convertido por Cristian, o Corinthians chegou a três gols consecutivos de pênalti no Campeonato Paulista. O time alvinegro havia marcado duas vezes assim na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo-SP, na rodada anterior.

Mais um. O gol de Jheimy foi o segundo que o Corinthians sofreu em quatro partidas no Campeonato Paulista. Anteriormente, o time alvinegro só havia sido vazado na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo-SP.

ITUANO X CORINTHIANS

Data: 22/02/2015 (domingo)
Local: estádio Noveli Júnior, em Itu (SP)
Árbitro: Márcio Henrique de Gois
Auxiliares: Rogério Pablos Zanardo e Luiz Alberto Andrini Nogueira
Público: 11.271
Renda: R$ 547.230,00
Cartões amarelos: Mendoza (Corinthians), Naylhor (Ituano), Uendel (Corinthians), Dick (Ituano), Guerrero (Corinthians), Jackson Caucaia (Ituano), Jheimy (Ituano), Peri (Ituano)
Gols: Cristian, aos 15min; Jheimy, aos 23min do segundo tempo

ITUANO
Fábio; Dick, Léo, Naylhor e Peri; Josa, Jackson Caucaia (Jonathan Lima), Misael e Cristian (Djavan); Ricardinho (Jheimy) e Clayson
Treinador: Tarcísio Pugliesi

CORINTHIANS
Cássio; Edílson, Yago, Edu Dracena e Uendel; Cristian e Bruno Henrique (Danilo); Malcom (Luciano), Petros e Mendoza; Guerrero (Vagner Love)
Treinador: Tite