Topo

Muricy sugere "conspiração" e mina bom ambiente do São Paulo pós-goleada

Do UOL, em São Paulo

22/02/2015 06h00

O São Paulo tinha tudo para um fim de semana tranquilo. Afinal, no sábado (21), jogando no Morumbi, a equipe tricolor goleou o Audax por 4 a 0 e confirmou boa campanha na edição 2015 do Campeonato Paulista (cinco vitórias e um empate em seis rodadas). Mas uma declaração do técnico Muricy Ramalho pôs fim a isso.

"Eu estou no São Paulo há muito tempo. Muito. Comecei aqui aos nove anos, e essa aqui é a minha casa. Fico mais aqui do que na minha casa, mesmo. A torcida sabe o quanto eu trabalho, mas algumas pessoas querem fazer com que eles pensem outra coisa. Mas eu conheço tudo nesse clube, e qualquer movimento eu sei que acontece. É difícil fazer a cabeça da torcida, mas eu estou ligado e sei quem são [as pessoas que tentam fazer isso]", disse o treinador.

A declaração de Muricy Ramalho tem relação direta com o comportamento da torcida. Depois da derrota por 2 a 0 para o Corinthians na quarta-feira (18), na primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, uma organizada cobrou da diretoria a demissão do técnico. No sábado, o público que foi ao Morumbi gritou o nome dele no segundo tempo da vitória sobre o Audax.

Muricy não deu nome às pessoas que têm tentado direcionar a torcida, mas a declaração apenas tornou ainda mais conturbado o ambiente nos bastidores do São Paulo. O clube vive clima bélico por causa de um conflito escancarado entre o presidente Carlos Miguel Aidar e o antecessor Juvenal Juvêncio.

Ataíde Gil Guerreiro, diretor de futebol, tem tentado blindar o departamento e evitar que ações externas influenciem no setor. No entanto, já houve troca pública de farpas entre Muricy e diretoria porque o treinador foi cobrado abertamente – por Gil Guerreiro e Aidar – em função dos reforços contratados para 2015.

Agora, a história sobre o comportamento dos torcedores torna ainda mais confuso um ambiente que já havia sido abalado pela derrota de quarta-feira. Sobretudo porque o São Paulo tem pouco tempo para reagir: o time jogará na próxima quarta (25) contra o Danubio, no Morumbi, pela segunda rodada da Libertadores.

“A gente percebeu que o time estava muito cansado [contra o Audax], mas os caras se entregaram. A gente faz um apelo: aqui todo mundo é São Paulo. É preciso pensar nisso”, cobrou Muricy.