Topo

Love estreia como titular para ser boa notícia entre baixas no Corinthians

Principal reforço de 2015, Love será titular do Corinthians pela primeira vez  - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Principal reforço de 2015, Love será titular do Corinthians pela primeira vez Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

25/02/2015 06h00

Nicolás Lodeiro, que era titular, foi o primeiro a sair. O substituto Jadson funcionou muito bem, mas tem chances grandes de também ser negociado. Mas, para Tite, nem tudo é notícia ruim no que diz respeito ao elenco.

Pela primeira vez, Vagner Love será titular do Corinthians nesta quarta-feira em visita ao Linense, fora de casa, às 19h30 (de Brasília). A partida é válida pela segunda rodada do Campeonato Paulista e foi remarcada por conta do primeiro duelo com o Once Caldas-COL, pela Copa Libertadores. Será a oportunidade de o treinador encontrar novas soluções e ver o principal reforço para 2015 por mais tempo em campo.

Em 20 minutos contra o Botafogo-SP e mais 14 minutos diante do Ituano, nos últimos dois fins de semana, Love conseguiu mostrar pouco. No primeiro confronto, teve oportunidade diante do goleiro rival, mas errou. Já no duelo mais recente, acionado para o lugar de Guerrero, mostrou mais desenvoltura, mas sequer teve possibilidades.

Para uma equipe que marcou poucos gols em 2013 e 2014, mas inicia este ano com mais criatividade, a presença de Love é um alento. Embora taticamente não dê tantas alternativas a Tite, ele aumenta o poder de fogo corintiano. Foi assim no Flamengo (47 gols em 81 jogos entre 2010 e 2012), no CSKA Moscou (12 gols em 23 jogos na temporada 2012/13) e também no Shandong Luneng-CHN (22 gols em 33 jogos em 2013/14).

Por outro lado, o treinador já confirmou que a presença dos dois principais atacantes do elenco é difícil na maneira atual de jogar, seja no sistema 4-1-4-1 ou mesmo no 4-2-3-1. De acordo com Tite, Guerrero e Love podem dividir o mesmo time desde o início quando atuar no 4-4-2. Esse desenho tático, porém, só foi utilizado na primeira partida de 2015, contra o Colônia-ALE.

Entre tantas preocupações como as lesões de Fábio Santos e Bruno Henrique ou a saída de Jadson, Tite certamente não está concentrado nesse dilema. Guerrero, suspenso para a próxima quarta-feira contra o San Lorenzo-ARG, sequer será titular contra o Linense. A impressão é de que o treinador irá utilizar o duelo desta noite para reajustar a equipe de olho na Libertadores. Vale lembrar que Danilo, poupado, e Emerson, com inflamação no joelho, também não jogam em Lins, mas devem estar na Argentina.

É a diferença entre as campanhas dos dois times no Campeonato Paulista que também dá a possibilidade a Tite de abdicar de Guerrero, mas quem sabe deixar Love pronto para pegar o San Lorenzo. No Estadual, o Corinthians vem invicto com 10 pontos em 4 jogos, na vice-liderança do Grupo B. O Linense fez 6 pontos em 5 partidas e só conseguiu ganhar no último fim de semana, contra o XV de Piracicaba.

O mandante do duelo desta quarta-feira ainda terá a volta do atacante William Pottker, suspenso na partida passada. Ele e o também atacante Serginho, em boa fase, são as ameaças para a defesa corintiana. O nome mais conhecido é o zagueiro Álvaro, campeão brasileiro de 2009 pelo Flamengo.

FICHA TÉCNICA

LINENSE x CORINTHIANS

Local: Estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins (SP)
Data: 25 de fevereiro de 2015, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Vanderlei Martinucho
Assistentes: Gustavo Rodrigues de Oliveira e Renata Ruel

LINENSE: Anderson; Bruno Moura, Adalberto, Álvaro e Eric; Memo, Moisés, Clébson e William Pottker, Serginho e Diego.
Treinador: Luciano Quadros.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Ralf; Petros, Elias, Renato Augusto e Mendoza; Vagner Love.
Treinador: Tite