Topo

Oswaldo supera antecessores no Palmeiras. Meta agora é vencer com reservas

Oswaldo de Oliveira levará nove reservas a campo. Prass e Zé Roberto estão escalados - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Oswaldo de Oliveira levará nove reservas a campo. Prass e Zé Roberto estão escalados Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/03/2015 06h00

O Palmeiras enfrentará o Bragantino neste sábado, às 18h30, em busca de sua sexta vitória consecutiva e em busca de uma consolidação na temporada 2015. Passados os primeiros dez jogos sob o comando do técnico Oswaldo de Oliveira, a equipe já encontra motivos para o otimismo de sua torcida.

Com oito jogos oficiais e dois amistosos até aqui, Oswaldo contabiliza oito vitórias e duas derrotas. O aproveitamento de 80% do novo treinador palmeirense já supera as médias de seus três antecessores: Gilson Kleina (59,6%), Ricardo Gareca (33,3%) e Dorival Júnior (38,3%) conquistaram menos pontos em suas trajetórias do que o técnico conquistou até agora.

É bem verdade que os três antecessores tiveram confrontos mais exigentes em torneios como Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Porém, para efeito de comparação, o desempenho de Gilson Kleina no começo da temporada de 2014 como treinador foi de 76,6% dos pontos nos dez primeiros jogos do último ano, todos pelo Campeonato Paulista.

O discurso de Oswaldo, no entanto, é modesto. "Eu acho muito preliminar ainda. A gente está começando, muita coisa nova, muita coisa para ser feita ainda. Não tenho como avaliar. Eu sempre digo isso, é até repetitivo. Para você fazer uma análise, uma avaliação, você precisa ter início, meio e fim. Até agora, só temos um início", afirmou o treinador antes de seu 11º jogo à frente do Palmeiras.

Mesmo na defensiva, o técnico se permite avaliar a introdução de um estilo à equipe em 2015. "Com certeza, sempre com uma equipe agressiva, sempre procurando a limitação do adversário. Mas acho que isso precisa de continuidade, precisa a gente seguir jogando, repetindo a equipe, sempre que for conveniente. Acho que ainda é muito cedo para a gente fazer análise", completou.

Contra o Bragantino

No entanto, para o confronto no Allianz Parque pela oitava rodada do Campeonato Paulista, o time conta com um obstáculo: os desfalques. A equipe teve uma quinta-feira tumultuada, resultado da viagem de volta da Copa do Brasil para enfrentar o Vitória da Conquista. Com apenas um treino antes do jogo deste final de semana, Oswaldo se viu obrigado a poupar nove jogadores. Apenas Fernando Prass e Zé Roberto estão escalados para a partida, enquanto Vitor Hugo e Robinho estão suspensos. Alan Patrick, machucado, está descartado.

Oswaldo já adiantou que o time deve entrar em campo com Fernando Prass; João Pedro, Victor Ramos, Jackson e João Paulo; Amaral e Renato; Maikon Leite, Zé Roberto e Rafael Marques; Leandro Pereira. Mas uma das principais novidades deve ser a presença do atacante Gabriel Jesus no banco de reservas. O jogador já foi relacionado para a partida contra o Vitória da Conquista, mas não foi utilizado.

"Ele é um menino muito tímido. Eu levei nessa viagem por isso mesmo. Não sei se vocês (jornalistas) prestaram atenção. Eu podia levar 23 jogadores, e eu não levei um zagueiro para levar o Gabriel ,apesar de ter levado um atacante na posição dele. Mas vejo muitas possibilidade de ele, nesse jogo de amanhã, aparecer entre os reservas", afirmou o treinador.

O Palmeiras é o líder do Grupo C do Paulistão, com 15 pontos em sete jogos. A equipe venceu seus quatro últimos jogos pelo torneio, sofrendo apenas duas derrotas - curiosamente contra Ponte Preta e Corinthians, os únicos rivais da Série A do Brasileirão contra quem o time jogou até agora. Contra o Bragantino, o Palmeiras encara seu primeiro rival de Série B em 2015.

Já o Bragantino é o lanterna do Grupo D do Campeonato Paulista, com três pontos em sete rodadas. A equipe venceu apenas um jogo, perdendo outros seis, e detém a segunda pior campanha da competição - o Marília tem apenas um ponto.

Apesar dos maus resultados recentes, o time do técnico Márcio Araújo tem boas notícias para o duelo deste sábado. O zagueiro Ferreira, poupado na derrota por 2 a 1 para a Portuguesa, foi liberado pelo departamento médico. O volante Léo Gago e o meia Caio foram liberados pelo TJD e já têm condições de jogo.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X BRAGANTINO

Data: 07 de março de 2015, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira - SP
Assistentes: Eduardo Vequi Marciano - SP e Fabio Rogerio Baesteiro - SP

PALMEIRAS: Fernando Prass; João Pedro, Victor Ramos, Jackson e João Paulo; Amaral e Renato; Maikon Leite, Zé Roberto e Rafael Marques; Leandro Pereira.
Técnico: Oswaldo de Oliveira

BRAGANTINO: Lauro; Diego Macedo, Ferreira, Thiago Martinelli e Thiago Feltri; Uchoa (Graxa), Léo Gago, Muralha e Caio; Diego Maurício e Erick
Técnico: Márcio Araújo