• ENTRE
Topo

R. Oliveira faz dois e Santos vence Botafogo no primeiro jogo pós-Enderson

Do UOL, em São Paulo

08/03/2015 20h20

No primeiro jogo depois da polêmica demissão de Enderson Moreira, todas as atenções estavam voltadas para Gabigol, que poderia mostrar ao antigo comandante que ele estava errado em mantê-lo no banco de reservas. Quem roubou a cena, no entanto, foi Ricardo Oliveira. Com dois gols e participação no primeiro, o veterano foi fundamental na vitória por 3 a 0 do Santos sobre o Botafogo-SP.

O resultado mantém o clube da Vila Belmiro como o melhor time do Paulista até agora. Com 20 pontos ganhos, o time sobra no Grupo D e está um ponto à frente do Corinthians, segunda melhor campanha em todo o Estadual. O desempenho de Ricardo Oliveira, no entanto, é curioso por conta do que ocorreu durante a semana. .

Continua após publicidade

Na última quinta, a despeito da boa campanha que o Santos faz no Estadual, Enderson Moreira foi demitido pela diretoria. Entre as razões, uma das principais era a má relação com o elenco e a baixa utilização dos jogadores oriundos das categorias de base alvinegras. Nesse contexto, Gabriel foi apontado como o grande pivô da queda, já que o técnico preferia apostar em Ricardo Oliveira.

Embora não haja registro de má relação entre os dois concorrentes, a boa atuação do veterano é uma vitória na disputa direta por posição. Como centroavante, Ricardo Oliveira mostrou faro de gol e bom posicionamento. Além disso, participou melhor do jogo do que Gabigol, que sofreu para se encaixar no lado de campo, errou passes bobos e desperdiçou alguns contra-ataques importantes. 

Fases do jogo:
Com mais qualidade técnica, o Santos começou melhor, dominando o meio-campo. Embora Geuvânio e Gabriel não estivessem inspirados, errando lances bobos, o time da Vila Belmiro não dava espaços ao Botafogo e não demorou a abrir o marcador.

Aos 23 minutos do primeiro tempo, Lucas Lima cobrou um escanteio, Ricardo Oliveira deu um leve desvio e Werley cabeceou bem para o gol do Botafogo. Com a vantagem, o Santos relaxou, o Botafogo avançou a marcação e o jogo ficou equilibrado.

O panorama se manteve o mesmo até o meio do segundo tempo. Aos 26 minutos, Lucas Lima deu belo passe para Ricardo Oliveira, que bateu na saída do goleiro e deu ao Santos a vantagem que ele precisava para garantir a vitória, que ficaria completa com um outro gol do centroavante no finzinho. 

Melhor: Ricardo Oliveira. Fez dois gols e participou do primeiro. Não bastasse isso, ainda participou do jogo, se movimentou e mostrou que pode ser titular do time apesar da concorrência forte. 

Pior: Gabriel. Com todas as atenções voltadas a ele, o jovem prodígio santista não se entendeu em campo com Ricardo Oliveira e vacilou em várias jogadas importantes de ataque, não conseguindo contribuir para uma vitória maior da equipe praiana.

Chave do jogo: Aproveitamento santista. O clube da Vila Belmiro foi melhor, mas não teve uma noite brilhante. O que fez a diferença foi que, nas poucas vezes em que teve chance, o Santos marcou, com Werley e Ricardo Oliveira.

Outros destaques:
Desfalques: Melhor jogador do Santos na temporada, Robinho não pôde ir para o gramado pois está suspenso. Além dele, David Braz também ficou fora da equipe montada por Marcelo Fernandes. Gustavo Henrique e Gabigol substituíram a dupla.

Herança: Um dos artífices da vitória santista, Werley é um herdeiro de Enderson Moreira, que deixou o comando do clube no meio da semana em baixa com o elenco. O zagueiro, ex-Grêmio, foi contratado a pedido do ex-treinador, que para escalá-lo deixava Gustavo Henrique, xodó da torcida, na reserva.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-SP X SANTOS

Data: 8 de março de 2015, domingo
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Daniel Luis Marques e Márcio Dias dos Santos
Cartões amarelos: Gimenez, Denis, Wesley (Botafogo-SP) e Vanderlei e Valencia (Santos)
Gols: Werley, aos 23 min do 1º tempo; Ricardo Oliveira, aos 26min e aos 46 min do 2º tempo

Botafogo-SP: Renan Rocha; Raniery, Bruno Costa, Eli Sabiá e Denis; André Rocha, Gimenez, Rodrigo Andrade e André Santos; Wesley e Giancarlo.
Técnico: Mazola Júnior.

Santos: Vanderlei; Cicinho, Werley, Gustavo Henrique e Victor Ferraz; Valencia, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Gabriel e Ricardo Oliveira.
Técnico interino: Marcelo Fernandes.
 

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade