Topo

A sina continua. Ceni erra pênalti e Corinthians bate São Paulo no Morumbi

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

08/03/2015 17h52

Mais um clássico e o Corinthians ainda é motivo de dor de cabeça para o São Paulo.

Neste domingo, no Morumbi, a sina corintiana de levar a melhor nos jogos entre os dois times se repetiu. Com gol de Danilo aos 11min e Cássio pegando pênalti de Rogério Ceni, o Corinthians ganhou por 1 a 0 mesmo sem ser brilhante como no último clássico, pela Copa Libertadores, em 18 de fevereiro.

Agora, são quatro jogos em sequência em que o São Paulo não vence o Corinthians - no período, um empate e três derrotas. No Morumbi, o tabu é bem maior: a última vitória tricolor dentro de seu próprio estádio, diante dos corintianos, foi em 2007. São 13 partidas de jejum.

Na tabela do Campeonato Paulista, o clássico deste domingo também provoca impacto. Com 19 pontos após sete partidas, o Corinthians passa a ser dono da melhor campanha mesmo com um jogo a menos que os demais. Lidera, claro, o Grupo B. O São Paulo, que era o time de melhor pontuação, segue com 17 em primeiro do Grupo A.

Os dois times, vale lembrar, se reencontram logo no mesmo Morumbi: 22 de abril, no encerramento da fase de grupos da Libertadores.

Fases do jogo: Não foi o São Paulo de atuação pálida do último clássico entre as duas equipes. Mas, novamente, foi um jogo em que brilhou a estrela do veterano Danilo pelo Corinthians e em que Cássio levou a melhor sobre Rogério Ceni.

Com seu time praticamente ideal, exceção feita aos desfalques de Dória e Alexandre Pato, os são-paulinos foram melhores durante boa parte do primeiro tempo. Mas, nas chegadas à meta de Rogério Ceni, o Corinthians foi mais perigoso. O gol da vantagem surgiu aos 11min, com Guerrero atento à cobrança de lateral às costas de Reinaldo. Da linha de fundo, o peruano serviu para conclusão perfeita de Danilo, com a direita. Ceni tocou, mas a bola entrou.

Animado pela presença enérgica de Centurión, destaque em campo, o São Paulo encontrou espaços no meio da defesa corintiana. Numa dessas tramas, um bombardeio são-paulino, bola salva por Felipe e defesa de Cássio em batida do argentino. As respostas corintianas foram poucas, mas uma delas perigosa. Elias, como sempre, apareceu bem na frente, mas parou em Rogério Ceni.

O goleiro são-paulino se tornaria personagem do jogo na etapa final. Aos 7min, Michel Bastos acertou chute forte de fora, Gil entrou na frente da bola e cortou com o braço. De difícil interpretação, o lance virou pênalti na visão do trio de arbitragem e cartão vermelho para o zagueiro corintiano. Mas não virou gol do São Paulo: na cobrança, Ceni chutou, Cássio cortou com a perna e a bola explodiu no travessão.

A partir daí, emocionalmente, o São Paulo não foi mais o mesmo. Muricy Ramalho abriu o time com Alan Kardec e Jonathan Cafu, mas se ressentiu novamente da ausência de Alexandre Pato, autor de oito gols em 2015. Nas melhores chances, o ataque são-paulino fez dois gols, mas entrou em impedimento em ambos. Pouco a pouco, perdeu força e acabou o jogo sem conseguir pressionar.

O melhor: Cássio. O Corinthians sofreu três gols em 2015, sendo só dois com ele no gol. A temporada do corintiano é acima da média.

O pior: Rogério Ceni. Não foi falha, mas o gol marcado por Danilo era uma bola defensável. Se não bastasse, Ceni perdeu pênalti.

Toque dos técnicos: Tite apostou em Danilo e mudou a forma de jogar, do 4-1-4-1 ao 4-2-3-1. E o meia retribuiu com o sexto gol pelo Corinthians contra o São Paulo. Muricy, novamente, não foi feliz. A liberdade para Centurión foi a melhor sacada do treinador são-paulino, mas pouco para vencer a melhor defesa do país em 2015.

Chave do jogo: A solidez corintiana. Tecnicamente, foi um jogo comum do time de Tite. Mas, compacto, organizado e com os nervos no lugar, o Corinthians ganhou outra vez do São Paulo.

Para lembrar:

Jadson no Morumbi. Pela primeira vez desde a saída do São Paulo, há um ano, o meia atuou na casa de seu ex-clube.

Raça Raça. Torcida são-paulina, mesmo em presença pouco expressiva, apoiou e cobrou bastante. Em vários momentos, pediu raça.

O tabu do Morumbi. Foi em maio de 2007, pelo Campeonato Paulista, que o São Paulo bateu o Corinthians em casa pela última vez. Naquele dia, ganhou por 3 a 1.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO x CORINTHIANS

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Data: 08 de março de 2015, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Alex Ang Ribeiro (ambos SP)
Público total e renda: 18720 e R$ 817.160,00
Cartões amarelos: Toloi, Reinaldo, PH Ganso, Gil e Emerson.
Cartão vermelho: Gil
Gol: Danilo, aos 11min do primeiro tempo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Bruno, Toloi, Edson Silva e Reinaldo (Alan Kardec); Souza (Jonathan Cafu) e Denílson; Michel Bastos, PH Ganso e Centurión; Luís Fabiano.
Treinador: Muricy Ramalho

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Edílson), Felipe, Gil e Uendel; Elias e Ralf; Jadson, Danilo (Edu Dracena) e Emerson (Cristian); Guerrero.
Treinador: Tite