Topo

São Paulo volta ao Morumbi, mas não sabe onde está a torcida

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

12/03/2015 06h00

Na última temporada, o São Paulo marcou média de 22.106 torcedores por jogo no Morumbi. No último domingo, no clássico pelo Paulistão contra o Corinthians – atualmente o maior rival –, o clube viu apenas 18.720 espectadores nas arquibancadas. Nesta quinta-feira, às 19h30, também pelo campeonato estadual, o clube volta a seu estádio para enfrentar o São Bento. Promessa de um público pouco expressivo, que nem a diretoria sabe explicar exatamente por que está mais longe do Morumbi em 2015.

Até aqui, nesta temporada, o São Paulo jogou cinco vezes como mandante: três no Morumbi e duas no Pacaembu, nos primeiros jogos do ano. A média geral de público em 2015 é de 13.432 torcedores. No Morumbi, até agora, a média é de 15.060. Contando que um dos jogos foi um clássico para o qual se esperava público muito maior, os números são significativamente menores que os do ano passado. A diretoria, no entanto, acredita que isso irá mudar à medida que o clube avance nas competições que está disputando.  

“Não sei, aí depende. Começa a pensar situação do próprio mercado, situação do povo brasileiro. A média histórica dos três últimos anos foi 22 mil”, diz Osvaldo Vieira de Abreu, vice-presidente de administração e finanças do São Paulo, ao ser questionado sobre as possíveis causas do afastamento do torcedor do estádio.

Apesar dos argumentos, o fenômeno decrescente no Morumbi não se observa nos estádios rivais, de Corinthians e Palmeiras. No Paulistão, por exemplo, o São Paulo tem média de apenas 12.626 torcedores por jogo. Os rivais têm levado quase o dobro de espectadores a seus estádios: 27.443 em Itaquera, e 26.535 no Allianz Parque, segundo números do Footstats. A diretoria do São Paulo usa o Palmeiras como exemplo para argumentar.

“Lá existe um estádio novo, que todos querem conhecer. Um novo espaço. Eu acho que na hora que o São Paulo começar a avançar... No Paulista a gente já vê classificação com certeza para a próxima fase. Os jogos hoje são apresentados direto na TV ou pay-per-view, isso também tem muita influência”, diz Vieira de Abreu.

Para a partida desta quinta-feira, Muricy Ramalho não relacionou o meia Paulo Henrique Ganso e testará um São Paulo sem um meio-campista responsável pela armação de jogo. O time que entrará em campo deverá ter: Rogério Ceni, Auro, Lucão, Edson Silva e Carlinhos; Denilson, Thiago Mendes, Michel Bastos e Centurión; Alan Kardec e Alexandre Pato.

No estádio nesta quinta-feira, a equipe deverá ouvir mais uma vez protestos da principal torcida organizada do clube, que tem criticado o técnico Muricy Ramalho, o gerente de futebol Gustavo Vieira de Oliveira e, agora, o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro. Os torcedores comuns têm mostrado apoio a Muricy, em contraste.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X SÃO BENTO

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 12 de março de 2015, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: José Cláudio Rocha Filho
Assistentes: Alberto Poletto Masseira e Eduardo Vequi Marciano

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Auro, Lucão, Edson Silva e Carlinhos; Denilson, Thiago Mendes, Michel Bastos e Centurión; Alan Kardec e Alexandre Pato
Técnico: Muricy Ramalho

SÃO BENTO: Henal, Alex Reinaldo, João Paulo, Wanderson e Marcelo Cordeiro; Renan Teixeira, Éder, Giovanni e Éder Loko; Renan Mota e Romário
Técnico: Paulo Roberto Santos