Topo

Fominha? Sem Enderson, Gabigol dá duas assistências em goleada

Do UOL, em São Paulo

15/03/2015 06h00

Criticado pelo ex-treinador do Santos Enderson Moreira por supostamente não ter comprometimento com o jogo coletivo, o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, 18, teve mais uma oportunidade como titular neste sábado, contra o Marília, no primeiro jogo sob o comando do efetivado Marcelo Fernandes. E o jovem contrariou, durante os 90 minutos, o diagnóstico de Enderson: além de um gol marcado, deu duas assistências na vitória santista por 4 a 1.

Além da crítica quanto aquilo que seria egoísmo em campo por parte do jovem atacante, Enderson Moreira também afirmou que havia pressão externa, dos representantes do jogador, para que fora escalado – algo totalmente contestado pelo empresário do atleta, Wagner Ribeiro. Em Marília, Gabigol mostrou o contrário: um gol dado a Marquinhos Gabriel e outro excelente passe para Thiago Ribeiro.

O Santos vencia por 1 a 0 quando Gabriel aproveitou falha da zaga adversária para aparecer livre e arrancar para dentro da área. Cara a cara com o goleiro, o jovem – que ainda não havia marcado o dele – preferiu rolar para que Marquinhos empurrasse para o gol. Na outra oportunidade, apareceu pela direita e cortou para o centro de campo até achar, na frente, Thiago Ribeiro em um passe de profundidade.

Com Enderson Moreira em 2015, Gabigol não teve nenhuma chance como titular. Artilheiro do Santos em 2014, ele só foi ganhar a primeira chance entre os 11 na partida contra o Botafogo. Mas jogou no lugar de Robinho, e não em sua posição habitual. Teve atuação discreta.

As críticas a Gabigol e a afirmação sobre a pressão para escalá-lo fizeram com que o atacante, mesmo que calado, virasse pivô da saída de Enderson Moreira do Santos. Como publicou o UOL Esporte, o treinador chegou a chamar o atacante de “estrelinha” e “mascarado” nos bastidores do clube. Críticas que também valeriam para outros atletas oriundos da base santista.

O empresário Wagner Ribeiro, depois de ser citado, rebateu as afirmações do ex-treinador santista.

“Eu nunca falei com essa pessoa (Enderson Moreira). Nunca me encontrei com esta pessoa ou o pai do jogador (Gabigol). O treinador é demitido e diz que foi pressionado pelo estafe do jogador. Isso é um absurdo, eu nunca vi este cara na minha frente, não sei como ele é. Só vejo pelas fotos de jornais e de TV. Não o conheço. É só perguntar pra ele”, disse.

Outro jogador, também empresariado por Wagner Ribeiro, que acabou sendo pivô da demissão de um técnico foi Neymar. O jovem, ainda em 2010, discutiu em campo com Dorival Júnior por não ter sido autorizado a cobrar um pênalti. O embate acabou pior para o técnico, demitido por tentar afastar o atacante – hoje, Neymar elege este episódio como o pior momento da carreira.