Topo

Com um a mais, Palmeiras sofre, mas vence o XV com gol de volante

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

15/03/2015 12h55

O Palmeiras sofreu. Muito. Mas conseguiu vencer o XV de Piracicaba por 1 a 0 na manhã deste domingo (15) no Allianz Parque. Mesmo com um jogador a mais em boa parte do segundo tempo e, em determinado momento, quatro atacantes no campo, a equipe de Oswaldo de Oliveira mostrou um poder de criação abaixo do imaginado para uma equipe grande.

A torcida começou a ficar impaciente, especialmente com a excesso de tentativas em bolas aéreas. A solução, a exemplo de outras partidas, foi um chute de longe. O volante Gabriel aproveitou rebote de jogada aérea e conseguiu vencer o goleiro Roberto com uma bola no canto direito do goleiro. O gol garantiu a sétima vitória no Paulista e 21 pontos somados, na liderança isolada do grupo C. Já o time de Piracicaba segue com 10 pontos e cai para a terceira colocação da chave D, com o Capivariano virando vice-líder.

Agora, a agenda do Palmeiras tem o próximo compromisso marcado apenas para o próximo domingo (22), às 19h30, contra o São Bernardo, fora de casa. Já o XV de Piracicaba enfrenta o São Bento, às 18h30 de sábado.

Fases do jogo: Com a mesma escalação da derrota contra o Santos, o Palmeiras mostrou um futebol de muita posse de bola, mas de pouco poder de decisão e de penetração. Na maior parte do tempo, a bola estava nos pés dos donos da casa, mas faltavam chutes de longe e passes que deixavam alguém em condições de finalização. As melhores chances vieram de bolas levantadas na área. A exceção foi em uma jogada só aos 37 minutos do 1º tempo, com chute cruzado de Lucas que parou em Roberto.

No segundo tempo, Oswaldo resolveu apostar, mais uma vez, em Gabriel Jesus. Dessa vez, ele entrou logo aos 10 minutos e, em sua primeira jogada, já sofreu falta dura de Ednei, que sofreu o amarelo. O menino mostrou que estava afim de jogo e, em mais uma bola, cavou a falta que resultou na expulsão de Tony. Assim que viu o adversário ficar com um a menos, o treinador colocou a equipe ainda mais para frente, tirando Arouca para a entrada de Leandro Pereira.

O número de atacantes, no entanto, não mudou em nada o poder ofensivo. Apesar de povoar a intermediária adversária, a equipe seguia travando na retranca. O pior é que, no contra-ataque, o XV chegou a assustar com bom chute de fora da área de Fernandes. Prass segurou em dois tempos. O tempo passava, a torcida perdia a paciência, e, os jogadores, a calma. A única solução encontrada foi alçar bolas na área de qualquer jeito. Não adiantou.

O melhor: A torcida. Como tem sido de costume no Allianz Parque, a torcida compareceu em um ótimo número para assistir ao jogo, mesmo com o horário alternativo. A má sorte fica por conta do péssimo nível de futebol apresentado.

O pior: A criação palmeirense. Assim como em todos os jogos entre grande e pequeno, a equipe de menor expressão se fechou. Restava ao Palmeiras ser criativo ou ter um chute certeiro de fora da área. A equipe de Oswaldo não fez nenhum dos dois. Só aos 39 minutos, Gabriel conseguiu furar o blooqueio.

Para lembrar:
Festa no chiqueiro! Fernando Prass completou neste domingo 100 jogos com a camisa palmeirense. Ele foi homenageado antes da bola rolar pelo sistema de som e no telão do estádio.

Café da manhã com cerveja. O horário do jogo diferente não impediu que os torcedores tomassem a sua cervejinha antes de entrar para o estádio. O que mudou foi o trânsito, que ficou ainda mais tranquilo.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 XV DE PIRACICABA


Data: 15 de março de 2015, domingo
Horário: 11h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Público: 26.199 pesosas
Renda: R$ 1.897.635,00
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Assistentes: Fabrício Porfírio de Moura e Mauro André de Freitas
Cartões amarelos: Diego Silva, Clayton, Ednei e Tony (XVP); Vitor Hugo, Arouca e Zé Roberto (PAL)
Cartão vermelho: Tony (XVP)
Gol: Gabriel, aos 39 minutos do 2º tempo


PALMEIRAS: Prass; Lucas, Tobio, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel e Arouca (Leandro Pereira); Dudu, Allione (Gabriel Jesus) e Robinho; Cristaldo (Ryder)
Técnico: Oswaldo de Oliveira

XV DE PIRACICABA: Roberto; Ednei, Leonardo Luiz, Airton e Fernandes; Clayton, Diego Silva, Tony, Bruninho (Chico) e Paulinho (Tiago); Roni (Éder)
Técnico: Toninho Cecílio