Topo

Na lama de Capivari, Corinthians vence com 2 de Guerrero e encaminha vaga

Do UOL, em São Paulo

22/03/2015 17h50

O gramado ruim dificultou a prática do bom futebol, mas Paolo Guerrero fez as vezes para o Corinthians contra o Capivariano, neste domingo. Com dois gols do camisa 9 e outro de Emerson Sheik, os corintianos venceram por 3 a 2 na Arena Capivari.

A vitória deixa o Corinthians a três pontos da classificação às quartas de final do Campeonato Paulista, o que poderá ser confirmado em caso de vitória contra a Portuguesa, na terça, em jogo atrasado. Por ora, com 26 pontos, a equipe de Tite lidera o Grupo 2.

Em Capivari, a vitória corintiana poderia ter sido mais tranquila, sobretudo porque o goleiro Douglas foi expulso ainda no primeiro tempo. Desatenta, porém , a defesa do Corinthians sofreu dois gols pela primeira vez em 2015.

Fases do jogo: Castigado pela chuva, o gramado da Arena Capivari prejudicou a partida, sobretudo na região próxima do círculo central. O Corinthians, com Cristian no lugar de Elias, tentava tocar a bola, mas nem sempre fazia o jogo andar nos primeiros 20 minutos. As coisas só clarearam quando Renato Augusto roubou de Oliveira, avançou livre e, ao tentar driblar Douglas Friedrich, deixou o adversário com dez. O goleiro da casa cortou com a mão, fora da área, e foi expulso.

Depois disso, com um jogador a mais, o Corinthians aumentou ainda mais a troca de passes e, pouco a pouco, amadureceu o gol. Uendel, Edu Dracena e Jadson perderam chances, mas Emerson Sheik estava inspirado e abriu o placar. Com linda assistência de Renato Augusto, ele chutou firme e fez o primeiro aos 41min. Nem deu tempo de respirar: no lance seguinte, Guerrero combinou com Uendel e marcou, da entrada da área, depois de desvio na zaga.

Sonolento no retorno do intervalo, o Corinthians seria punido pelo frágil time do Capivariano. O lance foi criado por dois atacantes emprestados pelo Palmeiras: Vinícius encontrou o passe em profundidade, Rodolfo rolou para trás e Kleiton Domingues diminuiu aos 11min. Guerrero, então, restabeleceu a vantagem ao receber bonita assistência de Jadson e chutar de esquerda,

Tite ainda tentou dar mais ritmo a Vagner Love, acionado nos minutos finais, mas era mesmo um Corinthians desconcentrado no segundo tempo. Com gol de Fernando Lombardi na jogada aérea, Cássio buscou a bola no fundo das redes em duas ocasiões no jogo.

O melhor: Paolo Guerrero. Sobrou diante dos zagueiros rivais e fez dois gols.

O pior: Oliveira. O lateral da casa falhou em dois lances capitais: a expulsão de Douglas e o segundo gol corintiano.

Toque dos técnicos: Com Cristian, Tite estimulou a troca de passes que tem marcado o Corinthians em alguns momentos de 2015, mesmo que o volante em si não tenha jogado muito bem. Já Ivan Baitello apostou em ser ofensivo mesmo com um jogador a menos - e acabou castigado.

Para lembrar:

Calendário corintiano tem três jogos em sete dias. Portuguesa, na próxima terça, Penapolense, na quinta, e Bragantino, no domingo seguinte.

Quatro na seleção. Elias e Gil foram desfalques por servir o Brasil em amistosos. Ainda estão de fora o preparador físico Fábio Mahseredjian, o analista de desempenho Fernando Lázaro. O fisioterapeuta Bruno Mazziotti estava em Capivari, mas irá servir o time olímpico.

Sobrando nas assistências. Com o passe para gol de Guerrero, Jadson chegou a seis nesse índice em 2015. É o líder do elenco.

FICHA TÉCNICA

CAPIVARIANO-SP 2 x 3 CORINTHIANS

Local: Arena Capivari, em Capivari (SP)
Data: 22 de março de 2015, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo e Leandro Matos Feitosa (ambos SP)
Gols: Emerson, aos 41min, Guerrero, aos 43min do primeiro tempo, Kleiton Domingues, aos 11min, Guerrero, aos 20min, e Fernando Lombardi, aos 37min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Fernando Lombardi, Cristian, Renato Augusto, Ralf.
Cartão vermelho: Douglas Friedrich

CAPIVARIANO-SP: Douglas Friedrich; Oliveira, Marlon, Fernando Lombardi e Pedro Henrique; Samuel Souza, Julio Cesar, Wigor (André Luiz) e Kleiton Domingues; Rodolfo e Vinícius (Regis Souza).
Treinador: Ivan Baitello

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Edu Dracena e Uendel; Cristian (Petros) e Ralf; Jadson (Emerson), Renato Augusto (Danilo) e Emerson; Guerrero.
Treinador: Tite