Topo

Convocação de Gil põe Tite em encruzilhada para armar Corinthians na terça

Lateral esquerda é problema de Tite em equipe reserva que pegará Portuguesa - Robson Ventura/ Folhapress
Lateral esquerda é problema de Tite em equipe reserva que pegará Portuguesa Imagem: Robson Ventura/ Folhapress

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

23/03/2015 06h00

A situação do Corinthians no Campeonato Paulista é absolutamente tranquila, mas ainda assim há um obstáculo a transpor.

Se no domingo venceu o Capivariano por 3 a 2, fora de casa, Tite já amanhece esta segunda-feira preocupado: no dia seguinte, recebe a Portuguesa no Itaquerão. Armar o time para esse jogo será um problema na cabeça do treinador, já que perder Gil para a seleção brasileira nesta semana de outros três jogos foi uma surpresa.

A encruzilhada de Tite é a seguinte: de 28 jogadores inscritos, cinco não estão disponíveis. Além disso, os 11 titulares no domingo devem apenas compor o banco de reservas, pois o treinador disse que nenhum iniciará o duelo na terça. Dessa maneira, sobram 12 para iniciar a partida contra a Portuguesa. Mas um deles é o goleiro reserva Matheus Caldeira.

O grande problema de Tite com esses 11 jogadores disponíveis estará na linha defensiva. É provável que o goleiro Walter, o lateral direito Edílson e os jovens zagueiros Rodrigo San e Yago sejam escalados, mas não há lateral esquerdo e nenhum outro defensor à disposição. Dos sete restantes, um é volante, dois são meias e quatro são atacantes. Como montar esse quebra-cabeça?

A situação seria administrável se não fosse a convocação repentina de Gil na sexta-feira. Nesse caso, ele teria atuado no domingo e Edu Dracena seria o zagueiro contra a Portuguesa. A exemplo do que ocorreu recentemente, Yago jogaria na lateral esquerda. Agora, tudo é diferente.

Essa saia-justa, também vale lembrar, ocorre porque a Federação Paulista limitou a inscrição de 28 jogadores por time no Estadual. Recentemente, o Corinthians pediu que fosse liberado o acréscimo de cinco nomes sub-20 em cada equipe, mas não foi atendido. Embora treinem regularmente, Pedro Henrique (zagueiro), Guilherme Arana (lateral esquerdo), Marciel (volante), Matheus Cassini (meia) e Tocantins (atacante) não podem ajudar. Seriam, nesse momento, a solução para a encruzilhada de Tite.

Confira a situação dos 28 inscritos do Corinthians no Paulista:

5 jogadores indisponíveis: Fábio Santos (machucado), Mendoza (machucado), Elias (seleção), Gil (seleção) e Lodeiro (negociado).

11 jogadores titulares no domingo: Cássio, Fagner, Edu Dracena, Felipe, Uendel, Ralf, Cristian, Jadson, Renato Augusto, Emerson e Guerrero.

12 jogadores "disponíveis": Walter, Matheus Caldeira, Edílson, Yago, Rodrigo San, Bruno Henrique, Petros, Danilo, Romero, Malcom, Luciano e Vagner Love.