Topo

Em noite de Malcom, Corinthians vence, avança e ainda classifica Palmeiras

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

24/03/2015 21h24

A noite foi toda de Malcom nesta terça-feira no Itaquerão.

Autor de dois gols, o jovem atacante corintiano de 18 anos assegurou a vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa e ainda fez Corinthians e Palmeiras carimbarem a classificação para a próxima fase do Campeonato Paulista. A partida, atrasada em função da Copa Libertadores, foi válida pela quarta rodada da competição.

Agora com 29 pontos e assegurado na próxima fase, o Corinthians também se igualou ao Santos como melhor campanha do Estadual. E o Palmeiras, um dia antes de enfrentar o São Paulo, teve boa notícia. Como não pode ser alcançado pela Portuguesa no Grupo 3, já está assegurado nas quartas de final.

Com apenas Felipe como representante do time titular, o Corinthians sobrou contra a Lusa e venceu com naturalidade no segundo jogo de sua sequência de quatro partidas em oito dias.

Fases do jogo: Ataque contra defesa é basicamente o resumo que se pode fazer sobre o jogo em Itaquera. Mesmo com reservas, o Corinthians foi melhor desde o início e se mostrou superior, seja no ponto de vista coletivo como no individual.

Por isso, quando Malcom abriu o placar aos 27min, já parecia a justiça no marcador do jogo. Coube a Danilo, em arrancada pela direita, acertar o cruzamento completado de cabeça pelo jovem atacante corintiano. A partir dali, novas oportunidades seriam criadas pela equipe de Tite, mas sem a mesma eficácia do gol.

O mesmo Malcom, em lance semelhante, errou um peixinho na pequena área. Edílson, em chute de longe, exigiu trabalho de Rafael Santos, que também pegou bola difícil de Luciano. Já depois do intervalo, o goleiro revelado pelo Corinthians apareceu para salvar a Lusa outra vez. Love, na grande área, mandou finalização com estilo, mas ele foi buscar com a ponta dos dedos.

Para que Tite pudesse fazer substituições e poupar jogadores, Malcom ofereceu tranquilidade ao marcador. Aos 18min, ele arrancou, tocou para Danilo e, em vacilo da defesa da Portuguesa, a bola se ofereceu pelo alto: de primeira, com a direita, ele fez o segundo da noite, seu quinto como profissional do Corinthians.

O melhor: Malcom. Personagem do jogo, fez os dois gols da vitória e jogou bem.

O pior: Bruno Piñatares. Mal na criação, pouco ajudou a equipe da Portuguesa e foi sacado.

Toque dos técnicos: O dedo de Tite apareceu para administrar a carga física sobre os atletas, fazer as escolhas corretas na escalação e ainda mandar um time reserva que se mostrou entrosado e bem treinado. A Portuguesa de Aílton Silva sequer ameaçou Walter.

Para lembrar:

A semana com maratona corintiana. Penapolense, na quinta-feira, e Bragantino, no domingo, são os próximos jogos do Corinthians.

Gols seguidos como titular. Malcom tinha marcado na vitória sobre o São Bernardo, há duas semanas, e fez também dois na Lusa.

Love ainda não fez. O atacante chegou a 400 minutos pelo Corinthians, jogou bem, mas não anotou seu gol mais uma vez.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 2 x 0 PORTUGUESA

Local: Estádio Itaquerão, em São Paulo
Data: 24 de março de 2015, terça-feira
Horário: 19h30h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Carlos Augusto Nogueira Júnior (ambos SP)
Gols: Malcom, aos 27min do primeiro tempo e aos 18min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Bruno Henrique, Léo Costa e Matheus Ortigoza
Público pagante e renda: 25050 torcedores e R$ 1.008.915,95

CORINTHIANS: Walter; Edílson, Felipe, Yago e Petros; Bruno Henrique (Fagner) e Cristian (Ralf); Malcom, Danilo e Luciano (Romero); Vagner Love.
Treinador: Tite

PORTUGUESA: Rafael Santos; Filipe Souza, Valdomiro, Guilherme e Bruno Bertucci (Paulo Henrique); Ferdinando e Betinho; Léo Costa, Bruno Piñatares (Diego Gonçalves) e Edno (Cleiton); Matheus Ortigoza.
Treinador: Aílton Silva