Topo

Mando de jogo na fase final do Paulista faz Oswaldo valorizar clássico

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

24/03/2015 16h26

Assim como havia feito no domingo (22), após a vitória por 1 a 0 sobre o São Bernardo, o técnico Oswaldo de Oliveira tentou amenizar nesta terça-feira (24) a importância do próximo jogo do Palmeiras. O time alviverde, que ainda não venceu um clássico na temporada, enfrentará o São Paulo no Allianz Parque na próxima quarta-feira (25). O discurso do treinador alviverde, contudo, esbarrou em um ponto. Pensando no mando de campo na fase final do Campeonato Paulista, ele admitiu que o confronto tem relevância.

“Sob esse aspecto, é importante tentar a vitória para termos a possibilidade de jogar aqui, sim. É uma motivação a mais”, avaliou Oswaldo em entrevista coletiva. “Isso aí é uma bucha”, completou.

No domingo, depois do triunfo sobre o São Bernardo, Oswaldo havia sido enfático ao dizer que o clássico “não vale nada”: “Esse jogo não vai decidir nada. Os dois vão se classificar, e qualquer um dos dois pode ganhar a partida”.

A vitória na quarta-feira, porém, pode ser determinante para o mando de campo nas fases seguintes do Campeonato Paulista. Os times que fizerem melhores campanhas na etapa de grupos terão o benefício de atuar como mandantes. O Palmeiras, líder da chave C, tem 24 pontos. O São Paulo somou 26 até o momento.

No regulamento do Campeonato Paulista, os times jogam contra rivais dos outros grupos. Os dois melhores de cada avançam e enfrentam nas quartas de final os times da própria chave.

Como o segundo colocado do Grupo C é o Botafogo-SP, que tem 11 pontos, o Palmeiras está em situação confortável quanto ao mando de campo das quartas de final. A menos que Corinthians e São Paulo tenham campanhas melhores – a Polícia Militar não deve admitir que os três grandes atuem na capital em um mesmo fim de semana, e a tendência é que a equipe que somar menos pontos tenha de migrar ao interior.

Outra questão relacionada ao mando de campo é um eventual confronto nas semifinais. O mando de campo também será determinado de acordo com a pontuação somada anteriormente – no caso do Palmeiras, um show do cantor Roberto Carlos no Allianz Parque no dia 18 de abril, mesma data dos duelos do Paulista, também pode dificultar o uso do espaço.

Elogios ao adversário

Além do esforço para diminuir a relevância do clássico, Oswaldo de Oliveira distribuiu elogios ao São Paulo. O técnico do Palmeiras ainda não sabe qual formação esperar do rival, mas entende que isso não diminuirá a dificuldade do clássico.

“São todos jogadores de muito valor. Temos de estar preparados para a dificuldade, e não para os nomes. Acho que Luis Fabiano deve jogar, mas se vai ser com Pato, Kardec ou Centurion nós temos de ver”, disse o treinador.

Oswaldo também enalteceu Muricy Ramalho, técnico do São Paulo, e Rogério Ceni, goleiro e capitão: “Gosto muito desse cara [Muricy]. Acho engraçado que ele fala que jogava melhor do que os caras de hoje; ele jogava muito, mesmo. É um cara que eu tenho orgulho de enfrentar”.

“Rogério é uma pessoa que eu considero amigo. Tenho muita admiração como pessoa. É um caso excepcional, um goleiro que marcou tantos gols. No futuro vou poder contar que encontrei esses caras e trabalhei com um deles”, encerrou Oswaldo.