Topo

Após voltar a vencer clássico e time da Séria A, Palmeiras combate euforia

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

26/03/2015 16h07

Nenhum time brasileiro simboliza mais a gangorra do futebol local do que o Palmeiras. Quase rebaixada à segunda divisão no Campeonato Brasileiro de 2014, por exemplo, a equipe alviverde encerrou o ano em baixa; dezenove reforços depois, começou o Paulistão em clima de euforia. Até a última quarta-feira (25), convivia com fantasmas de não vencer clássicos ou times de Série A; após um triunfo por 3 a 0 e uma atuação convincente contra o São Paulo, o adversário agora é a euforia.

"O jogo não foi tudo isso porque o São Paulo estava com um a menos [Rafael Toloi foi expulso ainda no primeiro tempo]. É complicado jogar com um a menos. Ainda mais porque o Muricy teve de tirar o Pato, que na minha opinião é o melhor jogador deles. A gente adiantou as linhas, e o São Paulo só conseguia sair em tiros de meta do Rogério. Se tivéssemos jogado 11 contra 11, teria sido diferente. Não seria assim tão fácil", disse o meia Robinho, autor do primeiro gol do Palmeiras no clássico.

Antes do triunfo de quarta-feira (25), a última vitória do Palmeiras em um clássico havia sido em 2 de fevereiro de 2014 (2 a 0 sobre o mesmo São Paulo, com gols de Valdivia e Alan Kardec). Foram dez partidas contra os adversários mais tradicionais nesse período.

O triunfo sobre o São Paulo no Allianz Parque também encerrou uma estiagem do Palmeiras contra rivais de Série A. O time alviverde já tinha sido superado por Corinthians, Ponte Preta e Santos no Paulista, e não batia um time que disputará a elite nacional de 2015 desde 11 de outubro do ano passado (2 a 1 sobre o Grêmio, com gols de João Pedro e Mouche).

No dia 2 de novembro do mesmo ano, o Palmeiras venceu por 1 a 0 o Bahia, que também estava na elite. No entanto, o time tricolor acabou o Brasileiro entre os quatro últimos e disputará a Série B em 2015.

"Eu procuro não me preocupar com que as pessoas falam. Se a gente vencer a próxima partida, vão dizer que estamos na briga pelo título. Se perder, vão falar também. Procuro me preocupar com o meu trabalho e com o que o Oswaldo fala. Críticas vão surgir, mas a gente tem de ter tranquilidade para assimilar", cobrou Robinho.

Nesta quinta-feira (26), a realidade do Palmeiras é bem distante das críticas. O clima no time alviverde ainda tem relação direta com a vitória sobre o São Paulo, que foi tema dominante na entrevista coletiva de Robinho. O meia foi questionado até se o elenco alviverde, outrora questionado, merece ser tão incensado quanto o Corinthians foi após ter batido a equipe tricolor.

"Acho que o Corinthians está um pouco acima do nosso time devido ao longo tempo em que eles estão juntos. Nosso time está atrás, com muitos jogadores chegando agora, mas nós estamos trabalhando para isso. O professor está com um esquema bastante adiantado dentro do que ele imagina, e acho que vamos chegar bem perto", comparou Robinho.