Topo

Vitória corintiana em jogo de 8 gols faz Tite se empolgar e prever correção

Do UOL, em São Paulo

26/03/2015 21h58

A avaliação de Tite depois de vencer o Penapolense por 5 a 3, nesta quinta-feira, foi muito clara. Para o treinador, o Corinthians dominou por 75 minutos no Itaquerão e permitiu demais ao adversário na última parte do jogo. A parte boa fez ele se empolgar e dar reconhecimento aos atletas. Já os vacilos no fim fizeram com que ele comentasse sobre correções. 

"Os três jogos que a gente fez, com todas adversidades, foram do mais alto nível", declarou Tite sobre as vitórias contra Capivariano, Portuguesa e Penapolense. "Temos ajustes e correções, mas só tendo (tempo para) trocar peças, só fazendo trabalho táticos (nas vésperas das partidas)", salientou o treinador sobre os jogos disputados desde domingo. 

"Você não vai dominar 90 minutos em um jogo. Vai ter momentos com o adversário com mais posse de bola e não pode deixar o adversário te dominar. Temos que ajustar essa sintonia, daqui a pouco rodar um pouco mais a bola, não precisa verticalizar todas. (O Corinthians) Dava oportunidade ao adversário, fazia defesa e fazia ataque, daqui a pouco não fazia as compactações que são características", comentou Tite. 

As lições são basicamente de controlar mais a posse de bola, evitar um jogo de área a área e conservar a concentração até os minutos finais, de acordo com a análise de Tite. Em suas intervenções, ele tomou cuidado de não diminuir uma atuação que, de fato, foi irretocável nos primeiros 70 ou 75 minutos. 

"O relaxamento não pode ser natural, mas é aprendizado também. Faz um baita de um jogo, uma extraordinária apresentação e daqui a pouco em 13 minutos finais toma três gols e fica com a sensação de 'poxa'. Daqui a pouco nosso trabalho não valeu. Fica o conjunto da obra. (...) A gente vai aprendendo e serviu de aprendizado", disse Tite. 

Questionado se seus defensores haviam sido determinantes para os gols sofridos no fim, o treinador saiu em defesa do aspecto coletivo, como é praxe. "Colocar gols em cima de dupla de área não faz parte de mim. É conjunto da obra. A equipe toma e a equipe faz gols. A construção das jogadas é com boa qualidade de passe com Edu Dracena, com gol de Yago. A jogada do título mundial iniciou com Paulo André e Chicão", declarou.