Topo

O que Mc Guimê, Gaby Amarantos e o Palmeiras têm em comum neste domingo?

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

29/03/2015 06h02

O futebol é tema recorrente na obra de Mc Guimê, cantor e compositor de funk ostentação. Também é assunto já abordado por Gaby Amarantos, ícone do tecnobrega, que gravou até a música oficial da Copa do Mundo de 2014. Neste domingo (29), contudo, o show que os dois vão fazer no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, vai iniciar uma nova relação de ambos com o segmento.

Guimê e Amarantos compuseram, com ajuda de um concurso realizado via internet, o hino oficial do Red Bull Brasil, time da fabricante de bebidas energéticas homônima e debutante na elite do Campeonato Paulista em 2015. A música será lançada em jogo contra o Palmeiras, às 18h30 deste domingo (29), em Campinas.

A participação dos dois cantores é relevante para a história do Red Bull Brasil, mas também para o clima do jogo. Os shows integram programação montada pela empresa que controla a equipe para dar à partida um perfil de espetáculo. O projeto repete muito do que havia sido feito em amistoso entre as duas equipes na pré-temporada deste ano - vitória do Palmeiras por 3 a 2.

O problema é que a festa é justamente o que Palmeiras e Red Bull tentarão evitar até o apito final do confronto deste domingo. São duas equipes que vivem bons momentos, mas que lidam com euforia. Na reta final da fase de classificação do Campeonato Paulista, o maior desafio de ambas é encontrar um equilíbrio entre bom desempenho e enorme euforia.

O Palmeiras, por exemplo, venceu sem levar um gol sequer os três últimos jogos (incluindo um clássico contra o São Paulo, por 3 a 0, na última quarta-feira). O resultado contra a equipe tricolor encerrou jejuns alviverde contra seus adversários mais tradicionais e contra equipes que estão na Série A do Campeonato Brasileiro.

Contra o São Paulo, chamou atenção demais o bom desempenho do Palmeiras. E isso mudou drasticamente o ambiente no time, que vinha de um começo de temporada irregular - o que também é reflexo evidente dos 20 jogadores contratados para 2015.

Com 27 pontos em 12 partidas, o Palmeiras lidera o Grupo C do Campeonato Paulista e já está classificado para as quartas de final. Além disso, passou a ter a defesa menos vazada do torneio (apenas cinco gols sofridos) e agora ostenta a terceira melhor campanha (perde apenas para Corinthians e Santos).

O jogo contra o Red Bull servirá como parâmetro sobre esse desempenho do Palmeiras. Sobretudo porque a equipe alviverde poderá comparar seu rendimento com o que aconteceu no amistoso do início do ano.

No Red Bull também há motivo para festa. Todos os ingressos para o jogo deste domingo foram vendidos, e a equipe do interior faz boa campanha (tem 18 pontos e ocupa a terceira posição no Grupo A, a dois pontos do Mogi Mirim, que estaria classificado para a fase seguinte).

RED BULL BRASIL X PALMEIRAS

Data: 29/03/2015 (domingo)
Horário: 18h30
Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: Leonardo Ferreira Lim
Auxiliares: Fabio Baesteiro e Osvaldo Apipe de Medeiros Filho

Red Bull Brasil: Juninho; Everton Silva, Anderson Marques, Fabiano Eller e Romário; Willian Magrão, Carlinhos, Allan Dias e Lulinha; Isac e Edmilson
Técnico: Maurício Barbieri

Palmeiras: Fernando Prass; Lucas, Tobio, Vitor Hugo e Zé Roberto; Arouca e Gabriel; Rafael Marques, Robinho e Dudu; Cristaldo
Técnico: Oswaldo de Oliveira