Topo

Santos sofre em casa, mas empata antes de clássico contra o Corinthians

Do UOL, em São Paulo

29/03/2015 20h20

O Santos sofreu para conseguir empatar em casa neste domingo com o São Bento. Jogando na Vila Belmiro pela 13ª rodada do Campeonato Paulista, o time do técnico Marcelo Fernandes ficou no 2 a 2 com o rival de Sorocaba, após ver os visitantes em vantagem por duas vezes no placar.

Apesar do resultado indesejado, o Santos chegou a 30 pontos e permaneceu com a segunda melhor campanha do Paulistão – o Corinthians tem 35 e é o próximo adversário da equipe no torneio, no próximo fim de semana.

Líder do Grupo D, o Peixe já tem vaga assegurada nas quartas de final do torneio. O São Bento, com 15 pontos, é o quarto colocado do Grupo B, e briga contra o rebaixamento.

Fases do jogo
Tecnicamente superior, o Santos balançou as redes logo aos 9 min do primeiro tempo com Gabriel – a arbitragem, no entanto, assinalou impedimento e invalidou o lance. Com o ataque organizado, a defesa santista demonstrou desatenção aos 11 min, em escanteio cobrado por Marcelo Cordeiro pela direita. Renan Teixeira apareceu na área e desviou de cabeça para abrir o placar.

Mas não demorou para que o Santos empatasse. Dois minutos depois, Lucas Lima invadiu a área e foi derrubado por Serginho Catarinense – pênalti, que Ricardo Oliveira bateu rasteiro e converteu. A partir daí, o Santos passou a apostar nos lançamentos para ligar o meio de campo e o ataque, mas sem sucesso. Aos 23 min, Ricardo Oliveira recebeu na área, mas a arbitragem viu outro impedimento.

O camisa 9 teve outra boa chance aos 40 min, livre na área, mas errou a finalização e mandou para fora. Três minutos depois, Lucas Lima chutou forte da entrada da área, e desta vez parou no goleiro Henal.

No segundo tempo, porém, o São Bento aproveitou mais uma vez os espaços e pressionou em busca do segundo gol. Aos 12 min, Nilson cruzou e Giovanni cabeceou com perigo para fora; depois, aos 13 min, em contra-ataque rápido, Nilson acionou Éder, que bateu rasteiro para fazer o segundo gol do time de Sorocaba.

O Santos acusou o golpe e tentou responder rapidamente mais uma vez. Aos 17 min, Gabriel levantou para a área, e David Braz cabeceou para a defesa de Henal. Depois, aos 22 min, Victor Ferraz tentou o cruzamento, parando no corte de Veloso.

Enfim, na terceira tentativa, o gol saiu: aos 23 min, Geuvânio cruzou e contou com o desvio da defesa para mandar a bola para o pé de Gabriel, que mandou para as redes sem chances de defesa. De quebra, o Santos só não virou aos 34 min porque Thiago Ribeiro, livre do lado esquerdo da área, chutou longe do gol. Aos 40 min, Werley cabeceou à queima-roupa, mas Henal defendeu de novo.

O melhor: Nilson
O meio-campista não balançou as redes. Mas, responsável pelo meio de campo do corajoso São Bento, foi fundamental nas principais jogadas da equipe visitante na Vila Belmiro, inclusive a do segundo gol.

O pior: David Braz
O zagueiro ficará marcado pela falha no segundo gol do São Bento, mas, em geral, foi mal - inclusive quando tentou apoiar o ataque.

Para lembrar:
Geuvânio e Lucas Lima entraram em campo pendurados, mas não foram advertidos no jogo deste domingo. Desta forma, o Santos não tem suspensos para o clássico do próximo final de semana, contra o Corinthians.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 2 SÃO BENTO

Data: 29 de março de 2015, domingo
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Cartão amarelo: Lucas Otávio (SNT) e Gabriel (SNT)
Gols: Renan Teixeira (SBN), aos 11 min do 1º T; Ricardo Oliveira (SNT), aos 13 min do 1º T; Éder (SBN), aos 13 min do 2º T; Gabriel (SNT), aos 23 min do 2º T

SANTOS: Vladimir, Vitor Ferraz, Werley, David Braz e Zeca; Lucas Otávio (Elano), Renato e Lucas Lima; Geuvânio (Lucas Crispim), Gabriel (Thiago Ribeiro) e Ricardo Oliveira
Técnico: Marcelo Fernandes

SÃO BENTO: Henal; Alex Reinaldo (Veloso), Wanderson, João Paulo e Marcelo Cordeiro; Renan Teixeira (Xandão), Éder, Serginho Catarinense e Nilson; Renan Mota (Chico) e Romário
Técnico: Paulo Roberto Santos